Jornalismo de contexto na pandemia

Por Ana Paula Pimenta. Diante das incertezas da atual crise sanitária, a sociedade procura respostas por meio de variadas formas, e o jornalismo, logicamente, possui importante papel neste  contexto: além de informar, deve também lutar contra a desinformação. Em vista do considerável fluxo de informações que a todo momento chegam a milhares de pessoas por…

A Fotografia diante da pandemia de coronavírus

Por Renata Garboci. Em dezembro de 2019, foi divulgada, pela imprensa mundial, a contaminação de comerciantes de um mercado na cidade de Wuhan, China, por um vírus que poderia causar sérios danos à saúde dos habitantes. Naquele momento, não tínhamos a dimensão de como nossas vidas seriam impactadas pelo novo coronavírus (Covid-19/Sars-Cov 2).  Em junho…

O Cinema frente ao avanço da Covid-19 no mundo

Por Thayrone Soares. A pandemia do novo coronavírus está afetando o mundo todo e a indústria cinematográfica é um dos setores atingidos. O rombo sofrido é estimado em R$ 5 bilhões até o momento. Todas as produções foram paralisadas, obedecendo às regras da OMS, que incluem a não aglomeração e o isolamento social obrigatórios. Além…

Cinema e Intermidialidade, com Samuel Paiva

Samuel Paiva, professor do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), apresentou no dia 3 de março de 2020, na PUC Minas Coração Eucarístico, o documentário Passagens (2019), dirigido por…

Até o amor ser bom, ele é tão ruim

Por Júlio Martinez. André Novais Oliveira é um dos diretores mais promissores do cinema brasileiro contemporâneo. Logo no início de sua carreira, seus filmes tiveram reconhecimento tanto nacional, quanto internacional, como o curta-metragem Pouco Mais de Um Mês (2013), disponível no canal da produtora mineira Filmes de Plástico, que passou na Quinzena dos Realizadores em…