Faculdade de Comunicação e Artes

Criada em 1971, em um cenário político tenso e no contexto de restrições às liberdades individuais e coletivas, a Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas tem sua trajetória marcada pelo espírito crítico e de defesa da liberdade de expressão, da tolerância e do respeito às diversidades. Também desde sua origem, entendeu o seu papel formador de comunicadores competentes, cujo serviço à sociedade requer uma formação técnica qualificada e inovadora.

Com eixos claros de sustentação de seu processo formativo, a FCA alia uma sólida e crítica formação teórica, própria do campo comunicacional e das áreas de conhecimento afins, a ofertas inovadoras e atualizadas de habilidades e competências técnicas. Para tanto, conta com professores mestres e doutores extremamente reconhecidos pelo mercado profissional.

Com 50 anos de experiência, a FCA tem clareza de que, entre os desafios para oferecer um ensino de qualidade, está o de manter-se sempre contemporânea e atenta às intensas e velozes mudanças que o mercado profissional e a própria comunicação experimentam.

Presente em Belo Horizonte no campus Coração Eucarístico e nas unidades Praça da Liberdade e São Gabriel, a FCA também está no campus Poços de Caldas. Nessas cinco décadas, já formou milhares de profissionais em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema. Egressos que têm dado relevante contribuição em termos de sua atuação profissional para a construção de uma comunicação eficaz e objetiva, mas principalmente dialógica, e estratégica.

Aqui em nosso site você poderá conhecer ainda mais a Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas: nossos projetos, expertises, nossas histórias. Temos certeza que você vai, de imediato, sentir que o afeto mútuo entre professores, alunos e funcionários e a paixão pela comunicação são nossas motivações cotidianas para fazermos da FCA um espaço de criatividade e formação crítica.

Cinema e
Audiovisual

O bacharel em Cinema e Audiovisual poderá atuar em produtoras de cinema e de audiovisual, incluindo serviços de streaming, agências de comunicação, produtoras de web, startups, produção cultural e de eventos, estúdios de fotografia, comunicação empresarial, captação de recursos para produções culturais, desenvolvimento de projetos independentes na área audiovisual.

Jornalismo

O bacharel em Jornalismo poderá atuar em jornais diários, revistas, emissoras de rádio e televisão, portais de notícia, agências e estúdios de fotografia, produtoras de cinema e vídeo, na produção de conteúdo para mídias sociais, além de assessorias de imprensa e comunicação em organizações públicas e privadas.

Publicidade e
Propaganda

O bacharel em Publicidade e Propaganda poderá atuar em agências de publicidade, startups, comunicação empresarial; comunicação política; pesquisas em comunicação; produtoras gráficas, de audiovisual e de web; comunicação com o terceiro setor; produção cultural e de eventos, estúdio de fotografia e desenvolvimento de projetos independentes na área de comunicação social.

Multimídia

O Tecnólogo em Produção Multimídia pode atuar no desenvolvimento de websites, sistemas de comunicação e informação, gestão e produção de conteúdo para redes sociais, bem como em produções audiovisuais para diversas plataformas midiáticas.

Produção audiovisual

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual da PUC Minas oferece amplas possibilidades aos seus alunos. Com fundamentos que exploram tanto os formatos convencionais de rádio, televisão e cinema quanto as novas possibilidades por meio das mídias digitais interativas, o curso possui como objetivo a formação profissional contemporânea, inovadora e abrangente.

Relações
Públicas

O bacharel em Relações Públicas poderá atuar nos diversos campos da comunicação – comunicação institucional, comunicação mercadológica e comunicação interna das organizações -, seja nas organizações privadas ou públicas, e também nos negócios sociais e do terceiro setor. O curso provê ainda uma formação empreendedora, habilitando os futuros profissionais na gestão do próprio negócio.

Especialização

O IEC PUC Minas tem 25 anos de qualidade e a tradição em cursos de especialização em uma das nossas unidades em Belo Horizonte ou no interior de Minas Gerais.

MESTRADO

Os estudo das interações na sociedade midiatizada, em que lógicas e tecnologias de comunicação, implicadas no cotidiano, são fundamentais para as mediações. A presença das mídias se dá, em sentido amplo, por meio de instituições, aparatos, formas culturais e recursos simbólicos. Investiga-se, neste contexto, a circulação de sentidos e significados sob a perspectiva da vinculação social.

Campi, Unidades e EaD

cursos de graduação