Laboratórios

Coração Eucarístico

A Faculdade de Comunicação e Artes na PUC Minas do Coração Eucarístico possui uma ampla estrutura de laboratórios, para apoiar alunos em suas atividades e trabalhos acadêmicos. Os laboratórios de audiovisual, fotografia e rádio desenvolvem dezenas de projetos no campo audiovisual e formam centenas de alunos-monitores, que encontram nos Laboratórios um espaço de experimentação e de formação avançada.

Laboratório de Audiovisual

O laboratório de audiovisual conta com um grande estúdio de TV e vídeo e diversas ilhas de edição digital para atender os cursos da FCA no Coração Eucarístico e na Praça da Liberdade. Os alunos utilizam equipamentos digitais para produzir filmes, vinhetas, comerciais, reportagens, telejornais, documentários, vídeo-clips, vídeos-institucionais, vídeos para mídias sociais, entre outros. Além de atender as demandas das disciplinas práticas dos 4 cursos do Coração Eucarístico, o laboratório desenvolve diversos projetos no campo audiovisual. Conheça algumas das produções do Laboratório de Audiovisual no YouTube.

Laboratório de Fotografia

O laboratório de fotografia é o espaço de produção e experimentação no campo da imagem. Os alunos aprendem a olhar, a fazer e a ler a fotografia. Ele possui estúdios e equipamentos para a produção de imagens analógicas e digitais. O aluno aprende desde as tradicionais técnicas de revelação e ampliação, até o manuseio de câmeras digitais. Além de ser um espaço utilizado pelas disciplinas específicas dos cursos de Comunicação, o laboratório de fotografia está aberto aos alunos que queiram desenvolver projetos profissionais ou autorais.

Laboratório de Rádio

No laboratório de rádio, os estudantes realizem produções sonoras em um espaço que integra estúdio, ilha de edição e espaço para aulas. Nele, os alunos podem produzir e experimentar a linguagem sonora em equipamentos digitais. Gravações de trilhas, spots, vinhetas, jingles, reportagens e áudio-documentários; captação de áudio e produção de efeitos sonoros; programas de rádio e áudio para vídeo e TV estão entre as produções feitas pelos alunos no laboratório de áudio.

Várias disciplinas práticas, como Produção e Edição em Áudio, Vídeo Institucional e Direção de Som utilizam o laboratório para que os alunos aprendam na prática. Além disso, todos os alunos da PUC Minas podem propor e produzir programas para a Radio Online. Outro projeto desenvolvido pelo laboratório de rádio do Coração Eucarístico é a Rádio Intervalo, com transmissão ao vivo e diária de programas durante os intervalos das aulas dos cursos de Comunicação.

Poços de Caldas – Laboratório de Convergência Midiática

Um dos grandes atrativos do Curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas é o Laboratório de Convergência Midiática, que proporciona aos alunos a experiência de uma verdadeira produtora. O LabCom conta com inúmeros equipamentos e recursos para realizar grandes produções.

O estúdio 1 possui em suas instalações área cênica e ilhas de edição de vídeo digital. O estúdio 2 é voltado para a gravação de áudio. As atividades no LabCom nunca param, já que além das demandas do próprio curso como a Jornada da Comunicação e o E-COM, o Laboratório atende também as solicitações dos alunos, que buscam uma qualidade superior para execução de seus trabalhos e projetos acadêmicos.

São Gabriel – LabSG

Na unidade São Gabriel, os laboratórios de áudio, vídeo e fotografia recebem o nome de LabSG. O espaço reune os três laboratórios, além de uma Galeria de Arte e um espaço para convivência. O LabSG foi criado em 2002 e de lá para cá vem   desenvolvendo dezenas de projetos no campo audiovisual e formando centenas de alunos-monitores, que encontram no Laboratório um espaço de experimentação e de formação avançada. Os alunos do São Gabriel usam o LabSG em suas atividades acadêmicas e projetos autorais.

Laboratório de Áudio

O laboratório de áudio é o lugar onde os alunos produzem, pesquisam e experimentam a linguagem sonora. O espaço possui dois estúdios de gravação independentes com tecnologia digital e equipamentos profissionais. Gravações de trilhas, spots, vinhetas, jingles, reportagens e áudio-documentários; captação de áudio e produção de efeitos sonoros; programas de rádio e áudio para vídeo e TV estão entre as produções feitas pelos alunos no laboratório de áudio.

Várias disciplinas práticas, como Jornalismo DigitalRadiojornalismo e Vídeo Institucional, utilizam o laboratório para que os alunos aprendam na prática. Além disso, todos os alunos da PUC Minas podem criar seus próprios programas para a Radio Online, uma rádio universitária em ambiente web pioneira do Brasil, que começou no São Gabriel em 2003

Laboratório de Fotografia

O laboratório de fotografia é o espaço de produção e experimentação no campo da imagem. Os alunos aprendem a olhar, a fazer e a ler a fotografia. Ele possui estúdios e equipamentos para a produção de imagens analógicas e digitais. O aluno aprende desde as tradicionais técnicas de revelação e ampliação, até o manuseio de câmeras digitais.Além de ser um espaço utilizado pelas disciplinas específicas dos cursos de Comunicação, o laboratório de fotografia está aberto aos alunos que queiram desenvolver projetos profissionais ou autorais. Os alunos podem ainda apresentar uma proposta de exposição na Galeria do LabSG ou em outros espaços da Universidade.

Laboratório de Vídeo

O laboratório de vídeo é o espaço do audiovisual dos cursos de Comunicação do São Gabriel. Com um estúdio de vídeo e televisão, quatro ilhas de edição digital e pós-produção, uma central de mapeamento, além de equipamentos digitais, o laboratório de vídeo produz vinhetas, comerciais, reportagens, telejornais, documentários, vídeo-clips, vídeos-institucionais, vídeos para mídias sociais, entre outros.

Além de atender às demandas de disciplinas práticas como Produção Audiovisual em Publicidade e PropagandaVídeo Institucional e Telejornalismo, o laboratório é utilizado pelos alunos nas demais disciplinas do curso ou por aqueles que queiram desenvolver projetos no campo audiovisual. Acompanhe algumas produções no canal no YouTube.