Matemática no Ar – De onde vem o zero?

A primeira vez que o zero apareceu como número foi por volta de 620 d.C., mas dá para dizer que ele já existia muito antes disso. Ao longo da história, ele passou por maias, babilônicos,egípcios, chineses, indianos, se tornando indispensável para muitas culturas.

Em parceria com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Rádio Online publica o “Matemática no ar”. A proposta do programa é trazer à tona discussões e reflexões sobre a presença da matemática em tudo, nas relações sociais, na formação de identidades e culturas. O projeto é uma realização do Labjor-Unicamp e integra a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, cujo mote é “A Matemática está em tudo”.

Entre os dias 23 e 27 de outubro, ouça também as entrevistas que serão transmitidas ao vivo pela Web Rádio Unicamp, sempre às 10 horas, trazendo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento:

  • No dia 23 (segunda-feira), Jefferson Mariano (IBGE) e Julio Stern (IME-USP) falarão sobre a presença da estatística no cotidiano.
  • Priscila Coltri (Cepagri/Unicamp) e Flávia Marquitti (IFGW/Unicamp) discutirão os usos da modelagem matemática no dia 24 (terça-feira).
  • A presença das mulheres nas Exatas será abordada por Sandra Santos (IMECC/Unicamp) e Flávia Roberta Silva (IBM) no dia 25 (quarta-feira).
  • Os algoritmos ficarão por conta de Alan Godoy Mello (CPqD) e Rafael Evangelista (Labjor/Unicamp), no dia 26 (quinta-feira).
  • Por fim, no dia 27 (sexta-feira), Denise Vilela (DME/Ufscar) e Antonio Miguel (FE/Unicamp) debatem a possibilidade de pensarmos em matemáticas, no plural.

Confira a programação da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na sua região!

Podcast: Matemática no Ar

Produção: Labjor-Unicamp (Web Rádio Unicamp, Podcast Oxigênio)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *