Experimentação

Saiba mais sobre as iniciativas de Experimentação da FCA.

Os alunos da Faculdade de Comunicação e Artes participam de diversos projetos desenvolvidos nos laboratórios e centros de pesquisa e experimentação de todos os cursos. Alguns nascem de propostas interdisciplinares, outros são fruto da iniciativa de professores e estudantes.

Abaixo, alguns dos projetos atuais de Experimentação da FCA

Colab

O Colab é o portal de conteúdo do Laboratório de Comunicação Digital da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (FCA / PUC Minas). Nosso objetivo é reunir a produção discente dos cursos de Cinema, Jornalismo, Publicidade & Propaganda e Relações Públicas, tendo o jornalismo como âncora de produção original. Publicamos, reportagens, resenhas, e artigos jornalísticos sobre temas da atualidade, além de textos produzidos por estudantes em disciplinas da FCA. Queremos integrar ações e produtos da Faculdade, seus cursos e atividades, e abrir espaços de experimentação em um ambiente colaborativo e digital.
   

 

Agência Beta

Criada em 2009, a Beta é o espaço para que alunos de Publicidade e Propaganda coloquem em prática seus conhecimentos, numa perspectiva de convergência e experimentação de linguagens. A comunicação integrada é parte do DNA da agência. Seus principais clientes são a FCA, os projetos de extensão da PUC Minas, os cursos de Comunicação do São Gabriel, além de instituições e ONGs, desde que envolvidas com projetos de extensão universitária e que não tenham fins lucrativos. Todo semestre, a Beta seleciona novos monitores entre os alunos dos cursos de Comunicação. O trabalho deles é acompanhado de perto por professores da FCA.

Agência Helvética

O curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas oferece aos alunos a oportunidade de viver a rotina de uma agência de publicidade. A Helvética atende a demandas internas e de outros cursos da Universidade, mas também tem clientes externos. Por isso, permite aos estudantes aprimorar habilidades e ingressar no mercado de trabalho mais preparados.

Centro de Comunicação Integrada

No Centro de Comunicação Integrada (CCI), alunos dos quatro cursos do Coreu (Relações Públicas, Jornalismo, Cinema e Publicidade e Propaganda) têm espaço para experimentar as diversas atividades da Comunicação. A partir do planejamento e execução de estratégias e ações de comunicação, de forma integrada, o CCI tem atendido aos vários públicos que compõem a comunidade do Prédio 13. Ali os monitores produzem eventos e festivais, promovem ações de comunicação interna e externa e planejam e gerenciam redes sociais.

Centro de Crítica da Mídia

O Centro de Crítica da Mídia (CCM) atua junto aos cursos de Comunicação do Coração Eucarístico. Seu objetivo é promover a reflexão acerca das tecnologias e instituições midiáticas, suas práticas e produtos, além das formas de mediação e interação das audiências e das instâncias críticas já existentes. O CCM atua em três eixos:
a) a produção de um blog, espaço multimídia acerca da crítica midiática, com a participação de pesquisadores, alunos e profissionais vinculados à cultura midiática;
b) a realização de eventos (seminários, cursos, oficinas, encontros e debates) de crítica midiática;
c) o fomento à pesquisa no próprio centro (elaboração de projetos, com envolvimento dos monitores-pesquisadores), no nível de iniciação científica (auxílio na elaboração de projetos de crítica midiática) e entre professores da graduação (incentivo à articulação de e entre grupos de pesquisa).

Centro de Experimentação em Imagem e Som

Pensar as imagens e os sons. Pensar por imagens e sons. Experimentar as imagens e sons. Esses são os objetivos do CEIS. Através de mostras e exibições, grupos de estudos, oficinas de criação e do incentivo a projetos autorais, o CEIS incentiva a reflexão e produção audiovisual, tornando-se um centro de referência nesse campo.

Para desenvolver suas iniciativas, o Centro conta com a infra-estrutura material e tecnológica dos laboratórios da Faculdade (vídeo, fotografia, áudio e informática) e com a participação de professores e alunos ligados à área.

Jornal Marco

Um dos mais antigos jornais laboratórios do Brasil, o MARCO completou 45 anos em 2017. Sua história se confunde com a da FCA. O jornal tem entre suas principais características a regularidade na publicação de 8 (oito) edições anuais e a participação dos alunos de todos os períodos do curso de Jornalismo. Além destes, os alunos de Publicidade e Propaganda e de Cinema escrevem textos como crônicas, críticas de arte e fazem charges.

Em formato tabloide, parte da tiragem de seus 12 mil exemplares é distribuída nos bairros em torno do campus Coração Eucarístico e da unidade São Gabriel da PUC Minas.

A equipe do jornal é formada por professores e alunos monitores que produzem o Jornal na sede (Coração Eucarístico) e na sucursal São Gabriel.

Confira aqui o acervo com as edições do Jornal Marco

Laboratório de Inovação em Jornalismo

O Laboratório de Inovação em Jornalismo (LabiJ) é o espaço de experimentação da linguagem digital no São Gabriel. Pensado como laboratório de jornalismo inovador e multimídia, o LabiJ forma estudantes-monitores com habilidades exigidas pelo mercado de trabalho digital. Ao longo do semestre, os alunos produzem conteúdo, discutem formatos e participam de oficinas de qualificação, acompanhados por professores-tutores ou profissionais. Todo semestre há vagas remuneradas e voluntárias.

Núcleo 3P

O Núcleo 3P, também conhecido como N3P, é o Núcleo Experimental de Publicidade da PUC Minas Unidade Praça da Liberdade, uma agência de comunicação sem fins lucrativos para atender demandas internas e externas. O N3P é dividido em três áreas (Atendimento, Redação e Criação) e foi inaugurado em março de 2017.

Núcleo de Experimentação Publicitária

O NEP, Núcleo de Experimentação Publicitária, é uma agência formada por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas. Os alunos desenvolvem trabalhos de comunicação para instituições do terceiro setor, além de campanhas e peças internas para diversos setores da Universidade. O Trabalho dos estudantes é acompanhado de perto por professores da FCA.

Núcleo de Vídeo Mobile

O Núcleo de Vídeo Mobile (NUVEM) é um projeto criado em 2014 dentro do curso de Jornalismo da PUC Minas no São Gabriel. Originalmente denominado de projeto Transforma, o Núcleo vem produzindo uma série de vídeos feitos a partir de dispositivos móveis, além de promover workshops e pesquisas acadêmicas, com o envolvimento de alunos e professores.

O NUVEM foi a única equipe de jornalismo mobile credenciada para cobrir a primeira Campus Party em Minas Gerais. Entre as produções, destacam-se a vídeo-reportagem Medicina Popular, vencedora de concurso promovido pelo Knight Center for Journalism in the Americas (Universidade do Texas) e pelo Google em 2014; a seleção oficial do vídeo Deal with it no Mobile Film Festival, que aconteceu durante a COP21 em Paris; e um vídeo institucional para APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Nova Lima, finalista do iPhone Film Festival em 2017.

O Mundo

O projeto O Mundo é editado na Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, como um espaço de experimentação e reflexão sobre a conjuntura e a comunicação internacional. As reportagens e os artigos são escritos por alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. O site traz textos de especialistas e possibilita o acesso a meios de comunicação, a organismos e a grupos internacionais.

Rádio Online

Rádio Online é um projeto pioneiro no país iniciado na PUC Minas São Gabriel em 2003. A rádio universitária em ambiente web já abrigou centenas de projetos de alunos interessados na produção radiofônica para a web e na criação de podcasts. Ao longo dos anos, programas dos mais variados gêneros vem sendo produzidos por estudantes, envolvendo, inclusive diversos setores da Universidade, como a Extensão e a Pesquisa. Todo semestre, os alunos que quiserem aprender técnicas avançadas de gravação, produção e edição de áudio são estimulados a participar e a criar seus próprios projetos.

Revista Metáfora

A Metáfora é um projeto do curso de Jornalismo do Coração Eucarístico, uma revista multimídia cuja temática gira em torno de questões sociais. O projeto funciona dentro da redação do Jornal Marco e sua periodicidade é bimensal. A revista possibilita os alunos exercitarem a reportagem em ambiente digital utilizando múltiplas linguagens: fotografia, vídeo, texto, áudio e infografia. Em sua primeira edição, a Metáfora traz uma reportagem sobre a Feminicídio. Confira.