Matemática no Ar – O sinal de igual sempre existiu?

O sinal de igual, que hoje ocupa um espaço sagrado em nossas calculadoras e no teclado do computador, foi criado em 1557. Mas por que ele é como é? E quem foi seu inventor? Em parceria com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Rádio Online publica o “Matemática no ar”. A proposta do programa é trazer à tona discussões e reflexões sobre a presença da matemática em tudo, nas relações sociais, na formação de identidades e culturas. O projeto é uma realização do Labjor-Unicamp e integra a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, cujo mote é “A Matemática está em tudo”. Entre os dias 23 e 27 de outubro, ouça também as entrevistas que serão transmitidas ao vivo pela Web Rádio Unicamp, sempre às 10 horas, trazendo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento:

  • No dia 23 (segunda-feira), Jefferson Mariano (IBGE) e Julio Stern (IME-USP) falarão sobre a presença da estatística no cotidiano.
  • Priscila Coltri (Cepagri/Unicamp) e Flávia Marquitti (IFGW/Unicamp) discutirão os usos da modelagem matemática no dia 24 (terça-feira).
  • A presença das mulheres nas Exatas será abordada por Sandra Santos (IMECC/Unicamp) e Flávia Roberta Silva (IBM) no dia 25 (quarta-feira).
  • Os algoritmos ficarão por conta de Alan Godoy Mello (CPqD) e Rafael Evangelista (Labjor/Unicamp), no dia 26 (quinta-feira).
  • Por fim, no dia 27 (sexta-feira), Denise Vilela (DME/Ufscar) e Antonio Miguel (FE/Unicamp) debatem a possibilidade de pensarmos em matemáticas, no plural.
Confira a programação da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na sua região!
Podcast: Matemática no Ar

Produção: Labjor-Unicamp (Web Rádio Unicamp, Podcast Oxigênio)


Comente