SCAP 2019 – Mesa de discussão sobre o filme Retratos de Identificação, com Roberta Veiga, Maria de Lourdes Gouveia e Robson Sávio

Longa metragem: Retratos de Identificação (Brasil, 2014, cor, 71 minutos), direção de Anita Leandro.    Na ditadura militar, presos políticos eram fotografados em diferentes situações: desde investigações e prisões até em torturas, exames de corpo de delito e necropsias. No filme, dois sobreviventes à tortura veem, pela primeira vez, as fotografias relativas as suas prisões: Antônio …

SCAP 2019 – Mesa de discussão sobre o filme A Rainha Nzinga Chegou, com Isabel Casimira, Júnia Torres, Íris Amâncio, Célia Gonçalves Souza e João Carlos Pio

Longa metragem: A Rainha Nzinga Chegou (Brasil/Angola, 2018, cor, 74 minutos), direção de Júnia Torres e Isabel Casimira Gasparino.    Três gerações de rainhas e uma travessia de volta aos domínios da mítica Nzinga, às terras dos reis do Congo, aos cantos de Angola, pelos descendentes da rainha da Guarda de Moçambique Treze de Maio, Isabel …

SCAP 2019 – Mesa de discussão sobre o filme Navios de Terra, com Simone Cortezão, Roberto Andrés e Armindo Teodósio

Longa metragem: Navios de Terra (Brasil, 2017, cor, 70 minutos), direção de Simone Cortezão.    Há anos a montanha é deslocada entre dois países: Brasil e China. Rômulo, ex-minerador e agora marinheiro, segue levando parte da montanha e vai ao encontro de outra. Na imensidão do mar, ele conhece outros viajantes e, em momentos febris, encontra …

SCAP 2019 – Mesa de discussão sobre o filme Piripkura, com Renata Terra, Sérgio de Castro, Wellington Cançado e José Luiz Quadros de Magalhães

Longa metragem: Piripkura (Brasil, 2017, cor, 82 minutos), direção de Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge.    Dois indígenas nômades, Packî e Tamanduá, do povo Piripkura (povo borboleta), vivem nus com um facão, um machado cego e uma tocha no meio de uma área protegida da Floresta Amazônica, cercados por fazendas e madeireiros. E …

SCAP 2019 – Lançamento da revista Pista e Anais da SCAP: Brasil em Transe

Lançamento da publicação Anais da SCAP: Brasil em Transe. Com textos de Ivana Bentes, Robson Sávio, João Carlos Lino Gomes, Pe. Márcio Antônio de Paiva, Bruno Vasconcelos de Almeida. Poesia de Breno Bede. Fotografias de Filipe Chaves e Luís Siqueira. Organização e edição de Elisa Rezende. Projeto gráfico e diagramação de Dulce Albarez. Revisão de …

Scap 2018 – “Branquinho, o esquimó valente” da oficina de rádio do Projeto Sintonia Jovem

A décima edição da SCAP recebe os jovens do projeto Sintonia Jovem da instituição CEDUC Virgílio Resi para uma oficina de rádio ministrada pelo jornalista Ranier Deivid Alves. 

Scap 2018 – “A leitura do corpo negro na cultura brasileira: dilemas, impasses e possibilidades de fortalecimento da luta antirracista”

Conferência: A leitura do corpo negro na cultura brasileira: dilemas, impasses e possibilidades de fortalecimento da luta antirracista.   Resumo: Os processos de colonização e de escravização dos povos africanos no Brasil se desdobraram continuamente em práticas racistas, mesmo após a abolição em 1888. Ocorre que se por um lado, estes processos deixaram de ter legitimidade oficialmente, …

Scap 2018 – ” A democracia e a lei criminal” com Henrique Abi-Ackel Torres 

Conferência: A democracia em questão. Resumo: No cenário social em que nos encontramos vale pensar os meandros da política na Modernidade e faz-se necessário discutir criticamente as conquistas do projeto democrático em uma sociedade como a nossa. É importante repensar  o lugar e o modo de ser cidadão nesse contexto. A Filosofia pode contribuir significativamente com esse processo reflexivo quanto se …

Scap 2018 – “Possibilidades e constrangimentos da era digital: novos fluxos comunicativos, novas práticas criativas e nem tão novas dinâmicas de poder”

Conferência “Possibilidades e constrangimentos da era digital: novos fluxos comunicativos, novas práticas criativas e nem tão novas dinâmicas de poder” com Ana Carolina Vimieiro. Resumo: A conferência buscará detalhar as possibilidades e os constrangimentos que as novas tecnologias têm criado para práticas mais democráticas de participação na cultura. Através de exemplos e estudos desenvolvidos a partir do conceito …

Scap 2018 – “Como inovação e criatividade podem gerar novas oportunidades” com Marcella Rocha

Resumo: Os choques promovem inovações, a mudança ocorre quando as pessoas ou organizações alcançam o limiar da oportunidade ou da insatisfação. A crise econômica que o Brasil enfrenta nos força a sair da zona de conforto, buscar o autodesenvolvimento e traçar caminhos criativos para outras oportunidades. Conferencista Marcella Rocha  – CEO da As31, Mestre em Engenharia de …

Scap 2018 – “Economia Circular: um modelo de desenvolvimento sustentável” com Wagner Costa Soares

A segunda conferência do dia 04 de setembro de 2018 trouxe o tema “Economia Circular: um modelo de desenvolvimento sustentável” com Wagner Costa Soares.  Wagner Costa Soares – Engenheiro Agrônomo pela UFL. Pós-Graduação em Gestão Ambiental pelo IETEC. Especialista em Produção mais Limpa pelo SENAI RS. Gerente de Meio Ambiente da FIEMG.Resumo: Os processos de inovação e desenvolvimento tecnológicos …

Scap 2018 – “Criatividade e Empreendedorismo para um Mundo Melhor” com Adalberto Carvalho de Rezende

Conferência realizada no dia 04 de setembro de 2018 com o tema “Criatividade e Empreendedorismo para um Mundo Melhor” no teatro da PUC Minas São Gabriel. Conferencista: Adalberto Carvalho de Rezende.Engenheiro Civil e pós-graduado em Elementos Finitos pela UFMG onde é professor da Escola de Engenharia e pesquisador de fontes alternativas de energia. Diretor da ESCO Energy Saving …




Semana de Ciência, Arte e Política - PUC Minas São Gabriel
A SCAP – Semana de Ciência, Arte e Política da PUC Minas São Gabriel – é um evento que integra o ensino, a pesquisa, a extensão e a pastoral universitária. Ele é realizado por todos os cursos e setores da Unidade e tem como objetivo principal a formação geral do aluno. A semana busca proporcionar por meio da interdisciplinaridade debates a cerca de questões contemporâneas e fundamentais para a formação humana não só do corpo discente, como também de toda a comunidade acadêmica e externa.
FacebookSite