Junto do cinquentenário da FCA, as atividades de extensão na Faculdade também completam 50 anos em 2021.
A Extensão esteve presente desde sua fundação, em 1971. O primeiro projeto de extensão foi o Jornal Laboratório Marco, iniciado menos de dois anos após a criação da FCA, e que permanece em execução até hoje.
Um dos pilares da universidade, a Extensão sempre esteve presente no ambiente acadêmico da Comunicação, ensinando, conscientizando e humanizando estudantes, professores, funcionários e comunidades.
Relembre a história da extensão e conheça seus projetos atuais que, mesmo durante a pandemia, não deixaram de funcionar.
O que é Extensão?
A Extensão, junto do Ensino e da Pesquisa, compõe o tripé que sustenta a Universidade. Ela possibilita a articulação da academia com a sociedade, em prol do desenvolvimento social dos alunos, atuando na formação cidadã e humanista proposta pela PUC Minas. O aluno extensionista adquire maior consciência ética e profissional, aprende a trabalhar em equipe, melhora seu senso crítico e sua capacidade de comunicação.
Através da Extensão, a PUC Minas pretende contribuir para a solução de problemas de dimensão ética na sociedade, sendo eles: igualdade, liberdade, autonomia, pluralidade, solidariedade e justiça.
Centro de Extensão em Comunicação (CEC)
Para coordenar os projetos de extensão existentes na FCA, existe o Centro de Extensão em Comunicação, que tem à frente de suas atividades a professora Sandra Maria de Freitas. Segundo Sandra, a extensão dedica-se a um trabalho junto a outros setores da sociedade, trocando conhecimentos e saberes e contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento da sociedade, além de contribuir para uma formação humanística do aluno.
Ao longo destes 50 anos de história, a extensão na FCA alavancou projetos sociais importantes, como o Projeto Horta, Projeto Providência e o Programa PUC Minas Brumadinho, além de várias publicações, artigos e manuais publicados.
A extensão durante a pandemia
Com a pandemia da covid-19 e a consequente mudança de atividades para o ensino remoto e o distanciamento social, a extensão teve que ser reinventada para continuar funcionando neste período. As ações dos projetos, que ocorriam em vários lugares, como as comunidades Vila Maria, Taquaril e Fazendinha, escolas de Ibirité e Sarzedo e Brumadinho, tiveram que ser substituídos por encontros online mediados por vídeo-chamadas.
Mesmo assim, a Extensão da FCA não parou. Houve a publicação de e-books, manuais com atividades, mostras culturais com os estudantes de cinema… Informativos, que antes eram distribuídos presencialmente, agora circulam via WhatsApp. O inovador Programa de Rádio Vozes de Brumadinho, que circula quinzenalmente, leva áudios em carro de som durante os fins de semana, em vários pontos e periferias da cidade. O programa é produzido com a participação de diversas lideranças locais, moradores do Acampamento Pátria Livre do MST e estudantes de Comunicação, Psicologia, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem.
Ações da extensão nos 50 anos da FCA
Atualmente, a extensão na FCA conta com três grandes ações:
Projeto Providência
Ações ligadas à Providens, uma ação social mantida pela Arquidiocese de Belo Horizonte, que trabalha pelo amparo de pessoas carentes. São iniciativas que acolhem idosos e enfermos, pessoas sem vínculos familiares, população em situação de rua, crianças de vilas e favelas.
A FCA atua nas três unidades do Projeto Providência: Fazendinha (Aglomerado da Serra), Taquaril e Vila Maria. No projeto, são ofertadas oficinas, eventos, mostras culturais, produção de materiais informativos, planejamentos de comunicação. As ações durante o período de pandemia foram realizadas de forma virtual.
APAC Santa Luzia e APAC Feminina
A FCA também trabalha na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que é uma entidade que atua na reintegração social de pessoas privadas de liberdade devido a penas civis.
O principal projeto com as APACs é o “Pela Luz dos Olhos Deles”, que trabalha com oficinas de fotografia e comunicação ofertadas para os recuperandos, além de produções audiovisuais. Na APAC Feminina, o projeto será iniciado no segundo semestre de 2021, com o nome “Pela Luz dos Olhos Delas”, com oficinas online, aulas síncronas e atividades gravadas.
PUC Minas e Brumadinho: Unindo Forças
Desde 2019, a Faculdade promove o Projeto Ações de Comunicação da FCA em Brumadinho, que iniciou logo após o rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro. Em conjunto com a ação da FCA, existem mais 10 inciativas no programa PUC Minas e Brumadinho: Unindo Forças, em várias áreas e unidades da PUC Minas.
Dentre as várias ações em curso durante o projeto, foram realizadas visitas técnicas aos campi e unidades da PUC Minas, oficinas e aulas para escolas de Brumadinho, Sarzedo, Ibirité e Contagem – incluindo estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) -, debates e visitas a comunidades e aldeias da região, além do programa já citado anteriormente, Rádio Vozes de Brumadinho.
Saiba mais:
O Centro de Extensão em Comunicação divulgou uma cartilha completa, chamada FCA no Mundo, com mais detalhes sobre as ações, fotografias e informações completas sobre o projeto de extensão, para baixar a cartilha completa, clique aqui.