Pesquisa

Saiba mais sobre a Pesquisa na FCA.

A pesquisa é uma atividade valorizada pelos cursos de Comunicação na FCA. Os alunos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas podem participar de projetos de iniciação científica, sob a orientação de professores do curso, desde o primeiro ano de sua formação.

Além disso, como parte dos requisitos para a obtenção do diploma de graduação, os alunos devem apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Muitos desses trabalhos geram artigos científicos publicados ou a apresentação da pesquisa em congressos da área. É também a partir dessa experiência que vários alunos se descobrem pesquisadores e avançam seus estudos para ingressar na carreira acadêmica.

Para auxiliar e organizar a pesquisa nos cursos, a Faculdade de Comunicação e Artes conta com o Centro de Pesquisa em Comunicação (CEPEC).

CEPEC

O CEPEC tem por função fomentar a pesquisa ano âmbito dos quatro cursos da FCA tanto em nível formativo quanto avaliativo. Nesse sentido, são desenvolvidas as seguintes atividades: leituras orientadas, seminários temáticos, oficinas de elaboração de projetos e artigos e disciplinas específicas. Tais atividades se dão em diálogo com professores de disciplinas afins, orientadores de TCC e com o Programa de Pós graduação em Comunicação Social. Estas atividades poderão contar com parcerias com outros cursos e programas de outras universidades.

O CEPEC é responsável pela avaliação e acompanhamento dos TCC nos três últimos períodos de cada curso, o que envolve: elaboração, acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso 1, no 6º. período (TCC I); Planejamento, realização e avaliação dos TCC´s II apresentados no Simpósio de Metodologias de Pesquisa em Comunicação; Realização de bancas de qualificação e defesa dos TCC´s III. Todas as atividades que constam na agenda do Cepec podem ser aproveitadas pelos alunos como Atividades Complementares de Graduação (ACG).

Outras modalidades de Pesquisa

Probic e FIP

Anualmente a PUC Minas seleciona, através de edital da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, projetos de pesquisa para serem financiados e desenvolvidos no período de um ano dentro da Universidade (Probic). O discente irá desenvolver o projeto, recebendo um auxílio da PUC Minas correspondente a uma bolsa de estudos para que possa se envolver nas atividades de Pesquisa. Outra oportunidade de participação é através de bolsas de estudo concedidas pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). A FAPEMIG seleciona, através do edital do Probic alguns alunos para desenvolverem suas pesquisas recebendo a bolsa-auxílio por meio da Fundação.
Outra forma de inserção da Pesquisa é através do Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP). Duas vezes ao ano a PUC Minas direciona um percentual de seu orçamento anual para o financiamento de Projetos de Pesquisa coordenados pelos professores. O NEP.com deve atuar, através da Coordenação de Pesquisa, sensibilizando professores para desenvolverem projetos nessa modalidade para submetê-los quando for lançado o edital para a pesquisa FIP. Nesse tipo de projeto o professor pode contar também com alunos bolsistas, o que representa mais uma oportunidade de inserção do aluno de Publicidade e Propaganda no universo da Pesquisa.

Aqui você se informa melhor sobre as formas de ingresso em todos os programas de fomento à pesquisa na PUC Minas