A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em parceria com a PUC Minas, por meio do Centro de Extensão em Comunicação (CEC), promoveu uma conferência para capacitação de alunos extensionistas.
A APAC é uma unidade prisional humanizada que conta com a orientação, coordenação e fiscalização da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e que tem como meta expandir as APACs pelas comarcas no Brasil, contando com o apoio das comunidades, dos extensionistas e funcionários para a recuperação e assistência aos presos.
Os elementos que constituem o método APAC são: a participação da comunidade, ajuda mútua entre os recuperandos, o trabalho e o fortalecimento da identidade como forma de valorização humana, a espiritualidade abrangendo todas as religiões, assistência jurídica gratuita, assistência à saúde, a participação familiar durante o processo de recuperação, o serviço voluntário, o Centro de Reintegração Social (CRS) e a Jornada da Libertação para que os recuperandos estejam renovados e prontos para a reintegração na sociedade.
O evento online reuniu mais de 70 pessoas e contou com a apresentação da Pró-Reitora de Extensão da PUC Minas, Carolina Resende Costa, e palestra do Coordenador do Centro Internacional de Estudos do Método APAC, Eduardo Henrique Alves de Oliveira. Durante a palestra foi apresentado aos alunos, professores e diretores o Método APAC e sua interface com a Universidade.