Na próxima terça-feira, 26 de outubro, a professora Rosana de Lima Soares, livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA / USP) ministrará palestra sobre “A Crítica na Cultura Midiática“. O evento será transmitido online, a partir das 15h20, no canal da FCA no YouTube.
O objetivo do evento é discutir crítica na cultura midiática a partir da percepção de critérios e valores da crítica de mídia: a interação social entre críticos e públicos, e as teorias da crítica.
As questões a serem abordadas fazem parte de trabalhos realizados pela pesquisadora e o Centro de Crítica da Mídia elaborou o evento, pensando em contribuir para a formação acadêmica dos alunos dos cursos de comunicação da PUC Minas.
Sobre a convidada:
Professora livre-docente na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atuando junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração e ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
É graduada em Filosofia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1994 e 1997), e em Comunicação Social (bacharelado) pela Universidade Metodista de São Paulo (1989), com mestrado (1997) e doutorado (2002) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2012), no King’s College London (2014) e na Universidad de Manizales (2019).
Atualmente, é coordenadora e pesquisadora do MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA-USP) e do Grupo de Pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais (USP/UFSC), além de integrante do Grupo de Pesquisa Imagens, Metrópoles e Culturas Juvenis (PUC-SP) e membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine).
Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes eixos temáticos: linguagem e discurso, estéticas do cinema, cultura audiovisual, jornalismo e documentário, estigmas sociais. Pesquisadora do CNPq, é autora de Imagens veladas: aids, imprensa e linguagem (São Paulo, Annablume, 2001), Margens da comunicação: discurso e mídias (São Paulo, Annablume/Fapesp, 2009) e Sutileza e grosseria da exclusão nas mídias (São Paulo, Alameda/Fapesp, 2020), além de diversos artigos publicados em livros e revistas acadêmicas.
Sobre o Centro de Crítica da Mídia:
O Centro de Crítica da Mídia (CCM) atua no âmbito dos cursos de Comunicação Social da PUC Minas, no campus Coração Eucarístico, promovendo a reflexão acerca das tecnologias e instituições midiáticas, práticas e produtos circulantes nessa cultura, formas de mediação e interação das audiências e sobre outras instâncias críticas já existentes e atuantes.
O CCM possui três eixos de ação:
a) a produção deste blog, que é um espaço para produção e veiculação multimídia da crítica midiática (por meio de textos, fotografias, vídeos, podcasts etc.), com a participação de pesquisadores, alunos e profissionais vinculados à cultura midiática;
b) a realização de eventos (seminários, cursos, oficinas, encontros e debates) de crítica midiática, tendo como objeto questões do cinema e audiovisual, jornalismo, publicidade e relações públicas;
c) o fomento à pesquisa no próprio centro (elaboração de projetos, com envolvimento dos monitores-pesquisadores), no nível de iniciação científica (auxílio na elaboração de projetos de crítica midiática) e entre professores da graduação (incentivo à articulação de e entre grupos de pesquisa).