A VI edição da Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro será realizada entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024 pelo curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas, em Belo Horizonte (MG), mantendo o objetivo central dos encontros anteriores: promover discussões, aprofundar recortes, discutir metodologias e suscitar abordagens ainda pouco exploradas acerca da história e da historiografia do cinema no Brasil.
Com o tema “Cultura Cinematográfica: entre o local e o universal”, convidamos os pesquisadores a refletir sobre as variadas acepções do termo. Se, décadas atrás, a noção de “cultura cinematográfica” era associada a certa erudição, a um acúmulo de conhecimentos ditos universais de uma cinefilia configurada pelo cânone do cinema enquanto arte, propõe-se nos últimos anos um olhar mais contemporâneo e alargado sobre o termo.
Por cultura cinematográfica compreende-se tudo aquilo que gira ao redor dos filmes e das práticas cinematográficas: produção, distribuição, exibição, tecnologias, espectatorialidade, compreendendo assim também as cinefilias, a crítica e o cineclubismo. Além de abordagens históricas que contemplem a perspectiva “universalizante” e elevada, também convidamos a pensar sobre as relações de agentes em um determinado contexto local, em dado momento histórico, produzindo vestígios materiais e práticas específicas que, ao longo do tempo, inscrevem os dados de uma comunidade de cinema.
Incentivamos que as propostas abordem o eixo temático da VI Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, mas também serão aceitos trabalhos que contemplem outros aspectos da história do cinema no país. Nos dois casos, a Jornada tem especial interesse nos seguintes tópicos:
● Relações e estratégias de produção, distribuição e exibição
● Questões estéticas, étnico-raciais e de gênero em perspectiva histórica
● Diálogos transnacionais
● A atividade cinematográfica e o Estado
● Preservação audiovisual
● Ensino da história do cinema e audiovisual brasileiros
● Metodologia de pesquisa em arquivos
● Relações entre mídias e práticas culturais
● Questões tecnológicas
● Releituras historiográficas
A VI Jornada será dividida em dois momentos: no dia 28/08/2024, quarta-feira (tarde e noite), ocorrerá a abertura da VI Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro e do VI Fórum de Pesquisas em História do Cinema Brasileiro. Nos dias 29 e 30/08/2024, quinta e sexta-feira (manhã e tarde), ocorrerão as apresentações de comunicações, com mesas compostas por três participantes cada uma. O tempo de apresentação para cada comunicação é de no máximo 20 minutos. Não haverá mesas paralelas.
Local: Curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas – Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) – PUC Minas (Belo Horizonte/MG). Campus Coração Eucarístico.
Em breve, mais informações pelo site.
A submissão de proposta será realizada até o dia 13 de maio de 2024, através do e-mail: 6jornadacinebr@gmail.com
O aceite das submissões será enviado até 17 de junho de 2024.
Para efetivar a participação, os proponentes aprovados deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (pesquisadores e docentes) e de R$ 40,00 (estudantes).
As instruções para o pagamento serão divulgadas posteriormente.
Formatação da proposta
Nome do proponente:
Instituição de origem:
Minibiografia (até 500 caracteres com espaço):
Título do trabalho:
Palavras-chave (três):
Resumo (até 1.000 caracteres com espaço):
Resumo expandido (até 3.000 caracteres com espaço):
Bibliografia Básica (até 1.000 caracteres com espaço):
Propostas que não respeitem a formatação indicada, incluindo o número máximo de caracteres, serão desconsideradas.
Cronograma
1. Envio das propostas: até 13 de maio de 2024, pelo e-mail 6jornadacinebr@gmail.com
2. Informe dos aceites: até 17 de junho de 2024.
3. Realização da Jornada: 28 a 30 de agosto de 2024.
Comitê Organizador:
Luciana Corrêa de Araújo (UFSCar), Luís Alberto Rocha Melo (UFJF), Marco Tulio Ulhôa (PUC Minas), Pedro Vaz Perez (PUC Minas) e Rafael de Luna Freire (UFF).
Realização: Curso de Cinema e Audiovisual (FCA/PUC Minas), Centro de Experimentação em Imagem e Som (Ceis/PUC Minas), Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF) e Grupos de Pesquisa “Historiografia Audiovisual” (UFJF) e “Cinemídia” (UFSCar).
Apoio: Secretaria de Comunicação Social da PUC Minas (SECOM), Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL-Universidade Federal de Juiz de Fora), Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF) e Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS-Universidade Federal de São Carlos).