Pela primeira vez em Belo Horizonte, a 6ª Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro será realizada entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024, no curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas. Desde a sua primeira edição, o encontro busca promover discussões, aprofundar recortes, discutir metodologias e suscitar abordagens ainda pouco exploradas acerca da história e da historiografia do cinema nacional.
A partir do tema “Cultura Cinematográfica: entre o local e o universal”, os pesquisadores foram instigados a refletir sobre as variadas acepções do termo. Se, décadas atrás, a noção de “cultura cinematográfica” era associada a certa erudição, a um acúmulo de conhecimentos ditos universais de uma cinefilia configurada pelo cânone do cinema enquanto arte, propõe-se nos últimos anos um olhar mais contemporâneo e alargado sobre o termo.
Por cultura cinematográfica compreende-se tudo aquilo que gira ao redor dos filmes e das práticas cinematográficas: produção, distribuição, exibição, tecnologias, espectatorialidade, compreendendo assim também as cinefilias, a crítica e o cineclubismo. Além de abordagens históricas que contemplem a perspectiva “universalizante” e elevada, também convidamos a pensar sobre as relações de agentes em um determinado contexto local, em dado momento histórico, produzindo vestígios materiais e práticas específicas que, ao longo do tempo, inscrevem os dados de uma comunidade de cinema.
A programação será dividida em dois momentos, na quarta-feira, 28, ocorrerá a abertura da VI Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro e do VI Fórum de Pesquisas em História do Cinema Brasileiro, um espaço para apresentações, projeções e discussões, que estimulam a divulgação de trabalhos e pesquisas realizados em história do cinema brasileiro para promover o intercâmbio entre os pesquisadores da área. Também serão entregues homenagens ao crítico e cineasta Geraldo Veloso, e ao Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG). Na quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, acontecerão as apresentações das comunicações, onde cada mesa será composta por três participantes, e cada um terá até 20 minutos para apresentar seu trabalho.
A atividade acadêmica é uma realização do Curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas, do Grupo de Pesquisa História e Preservação Audiovisual (PUC Minas), do Centro de Experimentação em Imagem e Som (Ceis/PUC Minas), do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF) e dos Grupos de Pesquisa “Historiografia Audiovisual” (UFJF) e “Cinemídia” (UFSCar).
A VI Jornada conta com o apoio da Secretaria de Comunicação Social da PUC Minas (SECOM), da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM PUC Minas), do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPGACL-Universidade Federal de Juiz de Fora), do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS-Universidade Federal de São Carlos).
O comitê organizador é formado pelos pesquisadores Luciana Corrêa de Araújo (UFSCar), Luís Alberto Rocha Melo (UFJF), Marco Tulio Ulhôa (PUC Minas), Pedro Vaz Perez (PUC Minas) e Rafael de Luna Freire (UFF).
Para mais informações e acesso à programação completa: jornadadocinema.pucminas.br.
Inscrições de ouvintes podem ser feitas pelo e-mail 6jornadacinebr@gmail.com.