No dia 11 de maio de 2022, a Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas finalizou as celebrações dos seus 50 anos de história. O evento teve início às 9h e contou com participação de ilustres figuras do cenário de comunicação em uma mesa-redonda temática sobre “O futuro da mídia massiva e suas audiências”.
No mesmo dia, foi lançada a websérie documental dos 50 anos da FCA e houve uma atividade musical com o Bloco Pele Preta.
Mesa-redonda
A mesa-redonda foi composta por Emanuel Carneiro (Presidente da Rádio Extra FM), Marcelo Ligere (Diretor Regional Centro-Oeste e Minas Gerais da Globo) e Geraldo Teixeira, o Zeca (Diretor Executivo dos Diários Associados – MG), com mediação do professor Getúlio Neuremberg. Os convidados trataram do futuro do fazer jornalístico, as mudanças de âmbitos tecnológicos e sociais, além de novas práticas essenciais para se trabalhar com as mídias e veículos, seja no rádio, televisão, jornal impresso ou virtual.
Foram citadas as estratégias de Search Engine Optimization (SEO), em português, otimização para mecanismos de busca, que ajudam um site ou página a ser mais relevante para os mecanismos de busca, ferramenta essencial de conhecimento do jornalista atual. Além disso, a evolução dos veículos e ascensão da Mediatech baseada no uso de dados, tecnologia e conteúdo, também foi tema da apresentação. À exemplo da Rede Globo, foi possível perceber como a produção de conteúdo transbordou as telas dos televisores e migrou para celulares, tablets e computadores, a qualquer hora e lugar com a plataforma do GloboPlay.
A mesa-redonda foi transmitida pelo YouTube e está salva no canal da FCA, disponível para aqueles que não puderam comparecer ao evento ou aqueles que queiram relembrar as temáticas fundamentais tratadas.
lançamento web-série documental 50 anos fca
A websérie documental dos 50 anos da FCA foi lançada como uma verdadeira viagem pela história da instituição em 5 episódios, que serão postados quinzenalmente no canal da faculdade no YouTube.
O primeiro já está disponível e traz as origens e surgimento na década de 70. O trailer da produção foi projetado no Teatro João Paulo II e deixou muita expectativa para relembrar ou conhecer as transformações que fizeram da Faculdade de Comunicação e Artes o que ela é hoje.
apresentação pele preta
A apresentação musical da Pele Preta, banda-bloco afro-feminista, trouxe muitos clássicos da música preta e canções autorais que fizeram alunos, professores e funcionários levantarem de suas cadeiras para dançar. O grupo deixou todos emocionados com as maravilhosas performances musicais e um tocante discurso de agradecimento.
Nessa fala, foi ressaltada a importância do profissional de comunicação que expressa para o mundo histórias, protagonistas e discursos que muitas vezes não têm voz, mas ganham a oportunidade de ocupar espaços importantes, por meio desse trabalho comunicativo. A apresentação, também disponível no canal do YouTube da FCA, repleta de alegria e significado fechou com chave de ouro o evento de encerramento das comemorações dos 50 anos da FCA.