A realização de estágios ao longo dos cursos da Faculdade de Comunicação e Artes é estimulada e incentivada desde o início da formação dos nossos alunos. O estágio cumpre importante papel no desenvolvimento profissional, integrando as práticas e experiências no mundo do trabalho com a formação acadêmica oferecida pelos cursos.
Os estágios devem ser realizados sob supervisão de profissional capacitado na área que vai receber o estudante, podendo acontecer em empresas privadas, públicas e terceiro setor. Podem ser agências de comunicação, veículos, ong´s, startups e outros negócios de naturezas diversas, inclusive na própria PUC Minas, em seus vários setores e laboratórios.
A Coordenação de Estágios da FCA é responsável pelo acompanhamento, no âmbito dos seus cursos, dos estágios realizados interna e externamente à PUC Minas, bem como pelo deferimento, após aprovação documental da PUC Carreiras, do Plano de Atividades a serem desempenhadas, que devem ser realizadas exclusivamente no seu campo de formação. Por isso, é muito importante que os alunos formalizem seus estágios utilizando a plataforma da PUC Carreiras, usando os modelos de documentos e de acompanhamento das atividades.
Atualmente, todos os procedimentos acontecem virtualmente pelo APC – Sistema de Atividades Práticas Curriculares, disponível pelo seu SGA. Para cadastrar, renovar ou rescindir um contrato, veja os passos indicados na cartilha, além de outras orientações disponíveis na Plataforma PUC Carreiras.
Também estão disponíveis vídeos-tutoriais para cadastrar, alterar ou rescindir um contrato, como a empresa oferece oportunidades e como você pode aproveitar todas as funcionalidades da Plataforma PUC Carreiras.
Conheça também a política de estágios com as regras específicas sobre estágio obrigatório e não obrigatório do seu curso, disponíveis nesta aba.
E se você tiver alguma dúvida, é bem provável que ela esteja respondida na aba Perguntas e Respostas, logo abaixo.
Confira sempre o seu SGA mail. É por lá que são enviadas as atualizações do status da sua contratação e todos os outros contatos da PUC Carreiras. Salve o e-mail da PUC Carreiras, para não correr o risco de as mensagens caírem no Spam.
Veja abaixo os links importantes para você ter mais informações sobre os procedimentos para estágios na FCA PUC Minas.
LINKS IMPORTANTES
• Plataforma PUC Carreiras
• Cartilha de Orientação – APC
• Tutoriais para cadastrar, alterar ou rescindir um contrato, como a empresa pode oferecer oportunidades e para você aproveitar todas as funcionalidades da plataforma PUC Carreiras.
• Modelos de documentos
• E-mail da coordenadora de estágios da FCA, professora Lorena Viegas: estagiofca@pucminas.br
• Fale com a PUC Carreiras
ATENDIMENTO PUC CARREIRAS POR TELEFONE:
- Coração Eucarístico: (31) 3319 4227
- Lourdes: (31) 3131-2452
- São Gabriel: (31) 3439-5276
- Poços de Caldas: (35) 3729-9221
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Para cadastrar uma nova atividade, acesse o seu perfil no APC (Atividades e Práticas Curriculares).
O acesso dos alunos deve ser feito através do SGA aluno/PUC Carreiras / APC. Clique aqui para acesso.
Para obter mais informações sobre a formalização do contrato de estágio, acesse a cartilha clicando aqui.
Para modelos de documentos necessários, clique aqui .
Para assistir ao tutorial, clique aqui.
Não, todo o processo é digital, pelo APC. Veja como fazer no caso de contratação, rescisão ou alteração de contrato aqui.
Guarde a sua via da documentação, pois ela pode ser utilizada como documento comprobatório em várias situações de sua vida profissional e acadêmica como, por exemplo: comprovar ACG (Atividades Complementares de Graduação), comprovar experiência, obtenção de títulos, concursos e outras situações. A guarda de documentação de estágio pela Universidade obedece aos requisitos e prazos previstos por norma vigente do MEC.
Caso deseje alterar (aditivar) um contrato (prorrogar a data fim ou alterar supervisor, atividades etc.), o procedimento é o mesmo de uma nova atividade: Cadastro da atividade no APC, análise e entrega da documentação.
Clique aqui para baixar o modelo em Word para alteração.
Para assistir ao tutorial, clique aqui.
A atividade de estágio pode ser rescindida a qualquer momento e por qualquer uma das partes. Para preencher a rescisão, o responsável deve acessar o Menu Atividade (1) no APC, localizar o cadastro da atividade (2). Clique no botão “Rescindir” (3) no fim da tela e preencha os dados necessários. Clique no botão “Imprimir Rescisão” e após assinado envie para o setor de atendimento da PUC Carreiras de seu Campus/Unidade de matrícula (veja os contatos no fim desse documento). O documento assinado será anexado no cadastro da contratação em “Comentários/Ocorrências”.
Para obter mais informações sobre a rescisão do contrato de estágio, acesse a cartilha clicando aqui.
Para assistir ao tutorial, clique aqui.
No site da PUC Carreiras você terá informações sobre procedimentos relacionados à contratação, alteração, rescisão de contratos, modelos de documentos e outros. Acesse aqui.
No site da FCA, você encontra a Política de Estágio na aba do seu curso, com todas as orientações sobre estágio obrigatório, não-obrigatório, aproveitamento de atividades, dentre outras. Clique aqui.
A assinatura da documentação é digital. Primeiro, a PUC Carreiras verifica a documentação (análise administrativa), encaminha para a Coordenação de Estágio do Curso (análise acadêmica e parecer do curso), e caso seja aprovado, é assinado pelos setores de atendimento da PUC Carreiras, em cada Unidade ou Campus.
O prazo de tolerância para formalização do estágio é de no máximo 30 dias após a data de início da atividade. Após este prazo, deve ser gerado novo documento com data atualizada. Não são aceitos documentos com data retroativa.
Em média, a PUC Carreiras leva 05 dias úteis para analisar a documentação. Mas o prazo de aprovação depende da entrega completa e correta da documentação. Consulte sempre a atualização do seu documento no APC no campo “Ocorrências”, disponível na sua atividade.
Verifique na lateral direita do seu APC o andamento do seu processo. Pode estar faltando alguma informação que impede a conclusão do mesmo.
E acompanhe também o seu @pucminas, pois a PUC Carreiras envia para lá as informações sobre o seu contrato.
Em caso de urgência, entre em contato com a PUC Carreiras da sua Unidade. Contatos no final deste documento.
A assinatura da PUC é realizada de forma digital. Se a empresa exigir a referida assinatura, ela deverá entrar em contato com o setor de atendimento da PUC Carreiras em cada Campus/Unidade para orientações. Contatos no final deste documento.
Para o estágio não obrigatório, semestralmente é agendado pelo APC um relatório de avaliação do estágio, que o aluno deve responder e enviar via sistema. Algumas concedentes têm seu próprio relatório de atividades.
Veja o modelo da PUC Carreiras aqui .
Veja como entregar o relatório pelo APC, aqui
No caso do estágio obrigatório, o relatório é agendado pelo professor da disciplina e deverá ser respondido pelo aluno, também via APC. Esse relatório é requisito para a finalização da disciplina. A entrega do relatório é obrigatória, conforme previsto pela Lei de Estágio.
Primeiro, a PUC Carreiras realiza a análise administrativa do registro juntamente com o documento enviado.
Depois, caso seja aprovada, a documentação é encaminhada pelo sistema (APC) para a Coordenação de Estágio do Curso, que faz a análise acadêmica e dá o parecer do curso, indicando se está “De acordo” ou “Não está de Acordo”, segundo a Política de Estágio de cada curso.
Os coordenadores de estágio dos cursos apenas realizam análise via sistema das informações preenchidas pelo usuário. Não existe assinatura em papel ou por e-mail.
As atividades a serem realizadas por estagiários têm que ter relação direta com sua formação profissional superior, com as disciplinas do curso e com o perfil do egresso pretendido no Projeto Pedagógico.
De acordo com a Lei de Estágio, “o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. A manutenção de estagiários em desconformidade com esta Lei caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária”.
Por exemplo, não são autorizadas atividades comerciais, administrativas e financeiras, organização de ambientes (estoque, almoxarifado), manutenção de softwares não próprios da profissão, dentre outros.
Para consultar o texto completo da Lei 11.788/2008, a Lei de Estágio, clique aqui.
Em todos cursos da Faculdade de Comunicação e Artes a realização do estágio é estimulada e incentivada desde o início da formação dos nossos alunos, desde que as atividades estejam em alinhamento com a formação profissional em andamento.
O limite de carga horária estabelecido por lei é de 06 horas diárias e 30 horas semanais.
Sim. Desde que não ultrapasse o limite de carga horária estabelecido por lei, que é 06 horas diárias e 30 horas semanais.
Monitorias são realizadas no âmbito da Universidade, supervisionadas por professores, para auxiliá-los em suas disciplinas ou nas atividades de pesquisa, extensão, laboratórios, núcleos, centros dos cursos. Podem ser remuneradas ou não.
Estágios complementam a formação profissional, integrando as práticas e experiências no mundo do trabalho com a formação oferecida pelos cursos. Devem ser realizados sob supervisão de profissional capacitado na área a ser desenvolvida pelo estudante. Há duas modalidades de estágio, obrigatório e não obrigatório, como explicado na pergunta 20.
Mais informações sobre monitorias e estágios podem ser obtidas nas Normas Acadêmicas da PUC Minas. Para acessar, clique aqui.
O Estágio Obrigatório é uma atividade vinculada a uma disciplina, com carga horária específica e sem a qual o aluno não poderá concluir o seu processo de formação.
Já o Estágio Não Obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular do curso. A Lei de Estágio prevê requisitos para essa atividade, como a concessão de bolsa, auxílio transporte e seguro de acidentes pessoais.
Para consultar o texto completo da Lei 11.788/2008, a Lei de Estágio, clique aqui.
Cada curso tem a sua carga horária obrigatória, divididas entre sala de aula (teórica) e campo (estágio). Consulte na sua Definição Curricular a carga horária obrigatória para estágio da sua Matriz.
Individualmente, o limite para atividades de monitoria é de 20 horas semanais, e de 30 horas semanais para atividades de estágio. O somatório da carga horária das duas atividades realizadas pelo aluno não poderá ultrapassar 40 horas semanais.
Portanto, é possível realizar uma atividade de monitoria e outra de estágio não obrigatório em um mesmo semestre, desde que a soma fique dentro do limite de 40 horas semanais.
Depende do agente financiador da pesquisa. No do FIP PUC Minas, pode haver simultaneidade. Sobre outros agentes, orienta-se buscar neles a informação, que pode ser alterada a qualquer momento.
Conforme inciso III do art. 9º na Lei de Estágio, o supervisor deve ter formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário. A análise quanto à competência do profissional para ser supervisor do aluno é realizada pela Coordenação de Estágio da FCA, durante a análise acadêmica da contratação.
Clique aqui para consultar o texto completo da Lei 11.788/2008, a Lei de Estágio.
Atenção: No caso do Jornalismo, por determinação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), para validar o estágio não obrigatório como estágio obrigatório, o supervisor deve ser jornalista registrado. Nos demais cursos, não existe esta obrigatoriedade.
Para consultar o texto completo das Orientações da FENAJ, clique aqui.
Estágio Supervisionado é o nome da disciplina que cumpre a carga horária teórica exigida pelas Diretrizes Nacionais Curriculares e organiza a documentação para o registro do cumprimento das horas de campo.
Na FCA, os cursos que têm esta disciplina são Cinema, Jornalismo e Relações Públicas, oferecidas no último ano do curso, a depender da Matriz vigente.
Sim, porque ela cumpre parte da carga horária total prevista nas Diretrizes Nacionais Curriculares e na Matriz vigente. Só durante a disciplina é possível realizar os procedimentos solicitados pelo professor, tais como o preenchimento de relatório e avaliações necessários para aprovação na disciplina.
Cada curso tem a sua carga horária obrigatória de Atividades Curriculares de Graduação. Consulte na sua Definição Curricular a carga horária da sua Matriz e, no site da FCA, a tabela de aproveitamento de horas de ACG do seu curso.
Atenção: Horas usadas para aproveitamento de atividades para estágio obrigatório não podem ser, simultaneamente, usadas como ACG. Para isso, você precisa ter outras horas e usá-las em cada situação.
No período da oferta da disciplina Estágio Supervisionado, a depender da Matriz vigente. Mas sempre será no último ano do curso.
O estágio obrigatório é formalizado quando você fizer a disciplina Estágio Supervisionado, realizar o preenchimento do plano de trabalho e consequentemente o registro da atividade, para novo estágio obrigatório, ou para aproveitamento de outra atividade.
Lembramos que o contrato apenas é finalizado quando todos as partes assinam o documento e a atividade é deferida no APC. Só assim ele pode ser registrado.
As orientações serão oferecidas pelo professor e pelos tutoriais disponibilizados pela PUC Carreiras.
Depende das Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso. Verifique na Política de Estágio do seu curso, no site da FCA, o que é ou não é considerado como aproveitável como experiência de estágio obrigatório e qual é a documentação comprobatória.
Clique aqui e localize a aba do seu curso.
Toda e qualquer atividade que não esteja devidamente registrada no APC – Atividades e Práticas Curriculares- deverá ser apresentada para o professor da disciplina responsável, que irá avaliar e verificar se a atividade poderá ser aproveitada.