No dia 11 de maio de 2022, quarta-feira, a partir das 9h, a Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas sedia o evento de encerramento das comemorações dos seus 50 anos, completados em 2021, durante a pandemia. O evento será voltado para todos os alunos, professores e funcionários da FCA e contará com a participação de personalidades da comunicação na mesa-redonda “O futuro da mídia massiva e suas audiências”.
A mesa será formada por Emanuel Carneiro (Presidente da Rádio Extra FM), Marcelo Ligere (Diretor Regional Centro-Oeste e Minas Gerais da Globo) e Geraldo Teixeira, o Zeca (Diretor Executivo dos Diários Associados – MG), com mediação do professor Getúlio Neuremberg.
Conheça os convidados
Emanuel Soares Carneiro
Presidente da Rádio Extra FM. Nasceu em Belo Horizonte. Começou sua atividade profissional na Rádio Itatiaia aos 13 anos, fazendo plantão esportivo. Estudou Administração de Empresas na UNA.
É jornalista desde 1961 e, na Itatiaia, foi repórter, apresentador de programas, comentarista, tendo passado por todos os cargos de direção na empresa até se tornar diretor-presidente em 1994, com a morte de Januário Carneiro. Continua participando da área jornalística da Itatiaia. Por 65 anos, apresentou diariamente na Rádio Itatiaia, às 18h05, o programa Turma do bate bola e, aos domingos, Grande resenha esportiva.
Marcelo Ligere
Diretor Regional Centro Oeste e Minas Gerais da Globo. Formado em Administração de Empresas pela FEA USP, pós graduado em Administração de Vendas pela ESPM de São Paulo.
Atua na Globo na área de negócios desde recém-formado, tendo passado por várias transformações do mercado de comunicação com a entrada da TV por Assinatura, Mídia Digital, Redes Sociais e hoje é responsável pela Regional Minas / Centro Oeste da Globo que inclui TV Aberta, Canais por Assinatura, Soluções Digitais e GloboPlay.
Zeca (Geraldo Teixeira)
Diretor Executivo dos Diários Associados – MG. Engenheiro e Jornalista formado pela PUC Minas. Começou a carreira na área de tecnologia do Estado de Minas, onde participou dos processos de informatização da redação e do comercial do jornal. Através de uma empresa do grupo, teve a oportunidade de instalar os mesmos sistemas em 15 outros grandes jornais do país. Em meados de 1990, assumiu o projeto de internet do grupo, lançando o segundo jornal do Brasil na web e o primeiro provedor de acesso ligado a um grupo de comunicação.
Editou a primeira entrevista de vídeo na web no país em 1998, com o então governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo. No ano seguinte lançou o portal Uai. Cobriu três copas do mundo e trabalhou como comentarista esportivo durante quatro anos, em um programa de TV. Recentemente, lançou o portal colaborativo do grupo, o Dzaí, e os portais nacionais de classificados Vrum (o terceiro mais visitado do país) e o Lugar Certo (líder de audiência no segmento imobiliário). Trouxe instituições renomadas como FDC e INDG para modernizar a gestão das empresas. Atualmente, lidera o processo de convergência de mídias no grupo.
Websérie documental e bloco Pele Preta
No evento, haverá também o lançamento da websérie documental dos 50 anos da FCA e uma atividade musical com o Bloco Pele Preta, que fará uma apresentação, encerrando as comemorações.
A banda-bloco afro-feminista Pele Preta traz experimentos arrojados, com axé, releituras de músicas pretas e músicas autorais alicerçadas na originalidade percussiva, o grupo busca mesclar os aspectos ancestrais dos pilares culturais e religiosos afro-brasileiros com as influências contemporâneas da música preta.
A Pele Preta foi idealizada por quatro mulheres negras belo-horizontinas atuantes na cena artística da cidade. Há cerca de 20 anos, elas trabalham nas áreas de canto e composição, percussão e direção musical, dança e produção executiva de grandes eventos. Para elas, a arte é um instrumento fundamental de transformação social. O grupo defende a necessidade das bandeiras de protagonismo feminista preto serem demarcadas por meio da construção de um espaço de representatividade.
Já a websérie documental dos 50 anos da FCA foi produzida, roteirizada e editada a distância, liderada pelo curso de Publicidade e Propaganda do campus Poços de Caldas e pela sua produtora audiovisual, o LabCom, com a colaboração e a participação ativa dos professores e funcionários de todos os outros campi e unidades em que a FCA está presente.
A série apresenta uma viagem pela história da FCA e foi construída em cinco episódios. Em cada um deles, vamos estacionar nossa máquina do tempo em uma década. Os episódios serão lançados no canal da FCA no YouTube, semanalmente. O primeiro episódio será lançado no dia 11 de maio.
Anote na agenda
O evento será presencial, no Teatro João Paulo II, Campus Coração Eucarístico, no dia 11 de maio, a partir das 9h, e será transmitido ao vivo pelo canal da FCA no Youtube.
Para os alunos matriculados na disciplina Seminários turno manhã/Coração Eucarístico, a atividade será obrigatória. Os alunos de outros turnos, campi e unidades poderão assistir pelo YouTube.