Nos dias 16 e 17 de setembro, os auditórios da PUC Minas dos campus Coração Eucarístico, São Gabriel e Lourdes ficaram lotados de estudantes dos cursos de Jornalismo e Direito para participar do evento “Eleições 2024: Mídia e Direito”. A interface entre as duas áreas reuniu juristas, jornalistas e especialistas para debater os desafios contemporâneos da democracia. A conferência de abertura foi proferida pela presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia Antunes Rocha.
Entre os temas debatidos nos painéis, estavam a desinformação e a defesa da democracia. As conferências trataram de diversidade e representação, marketing político e instrumentos jurídicos e comunicacionais para fortalecer o sistema político.
Em sua fala, Cármen Lúcia destacou os desafios que a democracia e a cidadania vêm enfrentando frente ao cenário de desinformação presente nas mídias sociais. A ministra lamentou a situação atual e afirmou que nossa liberdade vem sendo restringida pela falta de pensamento crítico e pelas bolhas sociais criadas dentro da internet. Uma de suas funções como juíza eleitoral é combater essa realidade e alertar os cidadãos para os riscos do espaço virtual. “Hoje eu sou uma intensivista da UTI da pandemia de vírus sociais”, ressaltou.
O primeiro dia de evento aconteceu no Campus Coração Eucarístico. Entre as palestrantes convidadas, além da ministra Cármen Lúcia, participaram a ministra do TSE, Edilene Lôbo, e a jornalista da CBN e do Estado de Minas, Bertha Maakaroun.
Ainda na segunda-feira, à noite, as palestras aconteceram no Campus São Gabriel. Os convidados foram a jornalista da Itatiaia, Edilene Lopes, o especialista em marketing político, Rodrigo Mendes e os professores da PUC Minas, Luciana Nepomuceno e Malco Camargos. O evento teve transmissão ao vivo pelo canal oficial do LabSG.
Para finalizar o evento, na terça-feira, no Campus Lourdes, os responsáveis por ministrar as palestras foram a professora e pesquisadora da UFMG, Geana Alzamora, o professor e pesquisador da UFJF, Paulo Roberto Leal e o juiz do TRE-MG, Vinícius de Barros. Ao final das apresentações, os alunos tiveram a oportunidade de realizar perguntas aos palestrantes. O segundo dia do evento também foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da PUC Minas Lourdes.