O curso de Jornalismo tem como objetivo principal formar profissionais com competência teórica, técnica, tecnológica, ética e estética para atuar criticamente na profissão, como produtores e articuladores de conhecimentos e informações sobre a atualidade em seus diversos aspectos. Para isso oferece uma ampla gama de atividades didáticas, provocativas e instigantes, que estimulam a autonomia intelectual do aluno.
O QUE VAI ESTUDAR
A matriz curricular no curso de Jornalismo articula de forma equilibrada disciplinas e conteúdos humanísticos, para o exercício da função intelectual de produtor e difusor de informação e conhecimentos de interesse para a cidadania, privilegiando a realidade brasileira; de disciplinas e conteúdos específicos, objetivando proporcionar clareza conceitual e visão crítica sobre a especificidade da profissão; de disciplinas e conteúdos contextuais, para embasar o conhecimento das teorias da comunicação, da informação e da cultura digital, em suas diversas dimensões; de disciplinas e conteúdos de formação profissional, articulando o conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com os diversos processos jornalísticos; de disciplinas e conteúdos de aplicação processual, para fornecer ao aluno ferramentas técnicas e metodológicas, para o exercício profissional em diferentes meios e ambientes;
de disciplinas e conteúdos de prática laboratorial, cujo propósito é desenvolver habilidades inerentes à profissão e integrar os demais eixos, a partir de projetos jornalísticos orientados a públicos reais, com publicação efetiva e periodicidade regular, levando-se em conta o perfil socioeconômico do Estado de Minas Gerais e suas demandas, sem perder de vista tendências nacionais e internacionais do campo.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O bacharel em Jornalismo pode atuar em setores da mídia (emissoras de televisão e rádio, jornais e revistas impressos, sites e portais de notícias); em assessorias de imprensa ou em assessoria de comunicação em organizações de médio e grande portes; na produção de conteúdo e na gestão de redes e mídias sociais para organizações públicas e privadas.
MATRIZ CURRICULAR
- FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE
- FUNDAMENTOS DO JORNALISMO
- LÍNGUA PORTUGUESA
- COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
- FOTOGRAFIA
- COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL (Virtual)
- APURAÇÃO, REDAÇÃO E ENTREVISTA
- SEMIÓTICA
- CULTURA RELIGIOSA: FENÔMENO RELIGIOSO
- PRODUÇÃO DE VÍDEO MOBILE (Virtual)
- SOCIOLOGIA E COMUNICAÇÃO
- COMUNICAÇÃO VISUAL
- LEITURA E ESCRITA
- METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
- TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
- ESTUDOS DE MÍDIAS SONORAS
- GESTÃO DE REDES E MÍDIAS SOCIAIS (Virtual)
- ANTROPOLOGIA E COMUNICAÇÃO
- FOTOJORNALISMO
- JORNAL LABORATÓRIO
- DESIGN EM JORNALISMO
- COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
- FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA
- ESTUDOS DE JORNALISMO AUDIOVISUAL
- LABORATÓRIO DE JORNALISMO EM ÁUDIO
- INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS INTELIGENTES (Virtual)
- ASSESSORIA DE IMPRENSA
- SEMINÁRIOS I
- POLÍTICA E COMUNICAÇÃO
- OPTATIVA I (Virtual)
- ESTUDOS DE JORNALISMO DIGITAL
- TEORIA E ÉTICA DO JORNALISMO
- LABORATÓRIO DE JORNALISMO AUDIOVISUAL
- SEMINARIOS II
- ECONOMIA
- COMUNICAÇÃO E CONJUNTURA INTERNACIONAL
- PESQUISA EM JORNALISMO: MÉTODOS DE ABORDAGEM
- OPTATIVA II (Virtual)
- CULTURA RELIGIOSA: PESSOA E SOCIEDADE
- JORNALISMO DE DADOS
- LABORATÓRIO DE JORNALISMO DIGITAL
- OPTATIVA IV (Virtual)
- TCC I – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
- OPTATIVA III (Virtual)
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- LABORATÓRIO DE JORNALISMO ESPECIALIZADO
- TCC II – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
- OPTATIVA V (Virtual)
- CRÍTICA DA MÍDIA
NO ENADE
2018
EXISTÊNCIA
EM 2021
NO GUIA DA
FACULDADE
2020
1º LUGAR NO
RUF* ENTRE AS
UNIVERSIDADES
PRIVADAS
DE MG (2019)
*Ranking Universitário Folha
OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A Matriz Curricular do curso articula as disciplinas a partir de seis eixos de formação, a saber: (i) Eixo de fundamentação humanística: para o exercício da função intelectual de produtor e difusor de informação e conhecimentos de interesse para a cidadania, privilegiando a realidade brasileira; (ii) Eixo de fundamentação específica: que objetiva proporcionar clareza conceitual e visão crítica sobre a especificidade da sua profissão; (iii) Eixo de fundamentação contextual: para embasar o conhecimento das teorias da comunicação, da informação e da cultura digital, em suas diversas dimensões; (iv) Eixo de formação profissional: que objetiva articular o conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com os diversos processos jornalísticos; (v) Eixo de aplicação processual: que visa fornecer ao aluno ferramentas técnicas e metodológicas, para o exercício profissional em diferentes meios e ambientes; e (vi) Eixo de prática laboratorial: cujo propósito é desenvolver habilidades inerentes à profissão e integrar os demais eixos, a partir de projetos jornalísticos orientados a públicos reais, com publicação efetiva e periodicidade regular.
O Projeto Pedagógico do curso de Jornalismo prevê a integralização de 3.600 horas/aula (3.000 horas-relógio), contemplando 300 horas de Estágio Supervisionado e 84 horas-relógio de Atividades Complementares de Graduação (ACG). Soma-se a essas atividades, uma agenda semestral de minicursos, palestras e workshops, que trazem temáticas atuais, interlocução com pesquisadores e profissionais da área e contato com práticas emergentes.
A inclusão de algumas disciplinas ofertadas na modalidade a distância vem contribuindo para a adoção de metodologias compatíveis com os desafios colocados por novos cenários. Em tais disciplinas, há o emprego de estratégias didáticas que convidam estudantes a assumirem postura proativa, na medida em que são estimulados a organizar e a fazer a gestão de sua formação.
Assim, utilizam-se diferentes cenários de ensino-aprendizagem, permitindo ao aluno conhecer e vivenciar situações variadas em equipes multiprofissionais. Trabalhos e atividades curriculares são desenvolvidos em integração com os diversos projetos/centros/núcleos/laboratórios do curso e da FCA, em projetos diversos, como jornal laboratório, rádio online, site de notícias e conteúdos, perfis em redes sociais, centro de crítica midiática etc.
Desde os períodos iniciais são ofertadas disciplinas com práticas curriculares de extensão. Além dessas práticas, outras disciplinas do currículo promovem trabalhos interdisciplinares envolvendo a comunidade externa.
Estimula-se a produção do conhecimento científico não apenas durante o desenvolvimento do TCC, mas por meio da interlocução permanente com o programa de pós-graduação stricto sensu em Comunicação Social, sobretudo com a participação de professores e alunos nos grupos de pesquisa e com uma agenda conjunta de eventos científicos.
O curso estimula seus alunos a cursarem um semestre letivo em uma universidade estrangeira, através dos programas de intercâmbio da PUC Minas. Os alunos são isentos de taxas acadêmicas durante o intercâmbio, ou seja, não pagam a mensalidade nem da universidade estrangeira, nem da PUC Minas.
Para a inserção no mercado de trabalho, desde a graduação, os alunos contam com o apoio da PUC Carreiras, iniciativa da Universidade voltada para apoiar alunos e egressos formados em seu desenvolvimento de carreira e empregabilidade.