Criada em 2002 e dirigida por Chico Guariba, a Mostra Ecofalante de Cinema é uma realização da ONG Ecofalante, sendo considerada como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais. Este ano, o curso de Cinema e Audiovisual da PUC Minas apresenta três sessões comentadas, como parte da programação itinerante em Belo Horizonte, que pode ser acessada na íntegra no site oficial do festival: www.ecofalante.org.br.
Conheça os filmes:
O filme “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, abre a Mostra Ecofalante na PUC Minas, no dia 26 de agosto.
Premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o filme aborda os rolezinhos em shoppings no Brasil que mobilizaram milhares de pessoas nos últimos anos. Essa forma inusitada de manifestação escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social.
No documentário estão presentes as lembranças de três personagens negras que enfrentaram situações traumáticas de racismo e participaram das ocupações em shoppings encontrando novas maneiras de lidar com a violência vivida e promovendo um intenso debate pelo país.
No dia 29 de agosto é a vez de “Território Suape” de Marcelo Pedroso, Cecilia da Fonte e Laercio Portella.
Conhecido pela direção do longa Pacific, o diretor de Recife, Marcelo Pedroso, ganhador de importantes prêmios do cinema brasileiro, junta-se à diretora Cecília da Fonte e ao jornalista Laercio Portella neste filme para tratar da chegada do complexo portuário e industrial de Suape e a violência dos grandes empreendimentos em relação ao impacto ambiental e à vida vivida na periferia e na área rural do Cabo de Santo Agostinho (PE), cidade de maior vulnerabilidade para o jovem negro no Brasil.
Encerrando as sessões na PUC Minas, exibiremos o filme “Lavra” com a presença do diretor Lucas Bambozzi, no dia 31 de agosto.
Além de premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o filme, um doc/fic road-movie sobre a guerra em curso entre o capitalismo e a vida, foi selecionado para o IDFA-Amsterdã, o mais importante festival internacional de documentários.
Todas sessões na PUC Minas serão comentadas e acontecem sempre no horário de 13h30 às 17h.
26/8 – sexta-feira – Sessão do filme Rolê – Histórias dos Rolezinhos
- Direção: Vladimir Seixas. País: Brasil. Ano: 2021. Duração: 1h22 min.
- Local: Auditório 3 – prédio 43
- Horário: 13h30 a 17h
- Sessão comentada por Tatiana Carvalho Costa
29/8 – segunda-feira – Sessão do filme Território Suape
- Direção: Marcelo Pedroso, Cecilia da Fonte, Laercio Portella. País: Brasil.
- Ano: 2020. Duração: 1h10 min.
- Local: Auditório 3 – prédio 43
- Horário: 13h30 a 17h
- Sessão com a participação dos diretores Marcelo Pedroso e Laercio Portella.
31/8 – quarta-feira – Sessão do filme Lavra
- Direção: Lucas Bambozzi. País: Brasil. Ano: 2021. Duração: 1h41 min.
- Local: Auditório 3 – prédio 43
- Horário: 13h30 a 17h
- Sessão com a presença do diretor Lucas Bambozzi.