Pesquisa

Saiba mais sobre a Pesquisa na FCA.

A pesquisa é uma atividade valorizada pelos cursos de Comunicação na FCA. Os alunos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas podem participar de projetos de iniciação científica, sob a orientação de professores do curso, desde o primeiro ano de sua formação.

Além disso, como parte dos requisitos para a obtenção do diploma de graduação, os alunos devem apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Muitos desses trabalhos geram artigos científicos publicados ou apresentações em congressos da área. É também a partir dessa experiência que vários alunos se descobrem pesquisadores e avançam seus estudos para ingressar na carreira acadêmica.

A Coordenação de Pesquisa e TCC, nos cursos de graduação da FCA, é realizada pelo Centro de Pesquisa em Comunicação (CEPEC), com o acompanhamento dos Colegiados de Coordenação Didática dos cursos.

CEPEC

O CEPEC foi criado na FCA em 2005, em substituição ao Laboratório de Projetos Experimentais, criado em 1989 para organizar e acompanhar as atividades de pesquisa da Faculdade. O nome faz referência ao Centro de Estudos e Pesquisas de Comunicação de Comunidade, o Cepecc, que funcionou na FCA entre 1973 e 1978.

Coordenado pelo Prof. Dr. Pablo Moreno Fernandes e pela Profa. Dra. Nara Lya Cabral Scabin, o CEPEC tem por função fomentar a pesquisa no âmbito dos cursos de graduação da FCA, tanto em nível formativo quanto avaliativo. Nesse sentido, são desenvolvidas atividades que estimulem a elaboração, pelos discentes, de projetos de Iniciação Científica, bem com sua participação em pesquisas desenvolvidas por docentes. Outra forma de incentivo à pesquisa ocorre por meio da participação discente em congressos e pela submissão de artigos científicos a periódicos científicos que recebam trabalhos de graduandos.

O CEPEC também é responsável pela avaliação e acompanhamento dos TCC nos três últimos períodos de cada curso, da elaboração dos projetos, processo que acontece no 6º período, à apresentação e defesa pública dos trabalhos. Assim, o CEPEC é responsável pelo apoio na alocação de orientadores pelos colegiados, pela elaboração dos cronogramas de atividades de TCC, conforme as especificidades de cada curso, pelo acompanhamento das atividades e pela organização do calendário de bancas de TCC, organizando e disponibilizando aos orientadores a documentação e os trâmites para a qualificação e para a banca final de defesa do TCC.

Além disso, desde o primeiro semestre de 2025, o CEPEC organiza e promove leituras orientadas, discussão de referenciais bibliográficos e debates interdisciplinares em torno de conceitos do campo comunicacional no âmbito do Grupo de Estudos de Comunicação da FCA, que reúne discentes e docentes de diferentes cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas.

E-mail:

cepec@pucminas.br

lpec@pucminas.br

Telefone:

(31) 3319-4393

Prédio 42 – Sala 30

Bolsas de Iniciação Científica

Anualmente, a PUC Minas seleciona, através de editais da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), projetos de pesquisa para serem financiados e desenvolvidos no período de um ano no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade.

No caso do Pibic CNPq, os projetos são submetidos à PROPPG por docentes da Universidade; em caso de aprovação, os projetos contam com até duas bolsas de Iniciação Científica financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Já no caso do Pibic Fapemig, os projetos são submetidos pelo próprio discente, com a indicação e anuência do professor-orientador; em caso de aprovação, o estudante passa a receber uma bolsa-auxílio por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais. Há, ainda, a possibilidade de desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica de forma voluntária, por meio de edital contínuo da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PIC-V).

Outra forma de inserção dos discentes de graduação da FCA na pesquisa científica se dá via Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP), por meio do qual a PUC Minas direciona um percentual de seu orçamento anual para o financiamento de projetos coordenados por professores da instituição. Nesse caso, além de bolsas de Iniciação Científica, os docentes responsáveis por projetos de pesquisa contemplados podem contar com apoio para a participação em congressos e encontros científicos e auxílio para a tradução de artigos para língua estrangeira, entre outros itens financiáveis.

+informações

pesquisa

Conheça as formas de ingresso em todos os programas de fomento à pesquisa na PUC Minas

NOTÍCIAS