Mestrado

Programa de
Pós-graduação em
Comunicação Social

COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA

A área de concentração se propõe a compreender processos, práticas e objetos da comunicação que, mediados por dispositivos sociotécnicos ou pela lógica midiatizada, reverberam na cultura e na sociedade, constituindo e impactando subjetividades e experiências do comum. Considera a centralidade dos processos comunicacionais midiáticos para a construção de sentidos, dos quais os sujeitos se valem para interagir e produzir narrativas sobre o mundo. Abriga duas linhas de pesquisa: (a) Poder e processos sociotécnicos da comunicação e (b) Narratividade dos processos e dos objetos midiáticos. A área investiga os modos como a comunicação midiática, atravessada por aspectos relacionados ao poder, é objeto de disputa, ao mesmo tempo em que engendra embates e negociações de sentidos, seja por meio da produção, circulação e consumo de narrativas, seja por outras construções simbólicas envolvidas nos processos interacionais.

Linhas de Pesquisa

1. Poder e processos sociotécnicos da comunicação

Esta linha de pesquisa se propõe ao estudo das dinâmicas comunicacionais em interface com as relações de poder e os processos sociotécnicos, considerando a historicidade dos contextos socioculturais. Entende poder de modo abrangente, compreendendo a diversidade de relações comunicacionais estabelecidas entre indivíduos, coletivos e instituições. Apreende as dimensões políticas, sociais, culturais, tecnológicas, econômicas, institucionais, organizacionais e em rede da comunicação na sociedade midiatizada. Abrange os processos interacionais e de produção de sentido enquanto modos de negociação submetidos a relações de poder. Propõe estudos e análises das interações em processos de troca, mediação, negociação e disputa de poder e sentido, sejam elas face a face, sejam mediadas pelos meios de comunicação massivos ou digitais. Propostas abrigadas na linha visam investigar uma ampla e diversa gama de objetos empíricos, partindo das dinâmicas comunicacionais e das relações de poder em organizações, instituições, movimentos políticos e sociais. A linha também abarca o desenvolvimento de pesquisas sobre cultura digital e crítica de mídia, considerando relações de poder subjacentes aos próprios processos midiáticos e sociotécnicos, como no jornalismo, na publicidade, nas relações públicas e no entretenimento, dentre outros modos de produção cultural.

2. Narratividade dos processos e dos

objetos midiáticos

Esta linha de pesquisa propõe o estudo das lógicas e das formas narrativas que, na cultura midiatizada, constituem estruturas para expressar e compreender realidades inerentes à experiência. Investiga os diferentes modos como as mídias (suas tecnologias, processos e produtos) tramam temporalmente os eventos em gêneros factuais e ficcionais, bem como no entrecruzamento entre eles. Abrange o estudo de matrizes culturais e de poéticas das narrativas midiáticas. Abriga a reflexão sobre os aspectos inter, cross e transmidiáticos das mídias contemporâneas que constituem universos narrativos complexos.  Visa à reflexão acerca das relações entre relato e subjetividade em contextos midiáticos. Concebe, ainda, a narratividade como princípio organizador de discursos e construtora de significações. A linha considera a interação como pressuposto da produção de sentido entre sujeitos que interagem a partir de lógicas narrativas tanto inteligíveis quanto sensíveis. Os projetos abrigados na linha propõem-se a investigar objetos empíricos constituídos por distintos modos narrativos e mídias, além da observação de textos em ato ou situações e práticas interacionais, a partir de perspectivas narrativizantes. Incentiva-se, ainda, o desenvolvimento de pesquisas sobre a narratividade que subjaz aos próprios processos midiáticos como os do jornalismo, da publicidade e do entretenimento em suas funções e reverberações socioculturais.

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