Nos dias 9, 10 e 12 de maio, o PP na Praça, evento promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Unidade Praça da Liberdade, retoma suas oficinas presenciais com o objetivo de reforçar a formação prática dos alunos. A edição deste ano aborda de modo transversal a influência e inspiração da Semana de Arte Moderna na linguagem publicitária.
Nos dias 9 e 10 serão realizadas sete oficinas presenciais – a programação completa pode ser conferida no perfil do curso no Instagram e nos corredores do Prédio 1. As vagas são limitadas e cada aluno pode se inscrevem em uma das oficinas oferecidas até o dia 7 de maio pelo link do SGA > SERVIÇOS ACADÊMICOS.
No dia 12 de maio, encerrando a programação do PP na Praça do 1º semestre, a partir das 9h30, no Auditório 1 do Prédio 1, haverá palestra da professora de Literatura Brasileira, Barjute Bacha, com o tema “Modernismo – Publicidade e Literatura“
Reclames, versos de cordel, cantigas de ambulantes, anúncios em forma de poemas e a poesia extraída do pão de cada dia são experiências artísticas e culturais legadas do Modernismo brasileiro de 1922. Elas aparecem nos livretos, nos jornais e revistas, nas tabuletas e nos cartazes, nas telas do cinema, da TV e do celular. A releitura de algumas dessas produções instiga uma reflexão crítica sobre os recursos estéticos explorados no jogo da criação e da recepção publicitárias
Na sequência, acontecerá a premiação da IV Mostra de Trabalhos, com as produções acadêmicas e materiais artísticos e culturais dos alunos no ano de 2021. O edital está disponível aqui.
As atividades do PP na Praça fazem parte da carga horária das disciplinas Seminários e é obrigatória para os alunos matriculados. Para o dia 12 de maio não é necessário fazer inscrição prévia, mas haverá lista de assinatura para alunos de Seminários ao final do evento.
Esta é também uma oportunidade para aproveitar os últimos dias da exposição do curso de PP Praça em comemoração aos 100 anos da Semana da Arte Moderna de 1992. Com o tema “Viva o que ainda inspira”, a exposição faz menção não apenas aos autores presentes no evento de 1922, mas, sobretudo, ao que reverberou e culminou no Modernismo. A proposta é apresentar, de forma geral, o quanto a Semana da Arte Moderna inspirou e ainda inspira as artes, a arquitetura, a pintura, o cinema e a publicidade.