O professor Conrado Moreira Mendes e a professora Maria Ângela Mattos, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC Minas, participaram do livro Sociedade da Desinformação e Infodemia, lançado pelo selo editorial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG).
O livro foi organizado por Conrado Mendes juntamente com Geane Alzamora (UFMG) e Daniel Melo Ribeiro (UFMG), em uma parceria do selo PPGCOM UFMG com o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG). A obra apresenta um capítulo escrito Maria Angela Mattos e Tiago Salgado (pós-doutorando do PPGCom PUC Minas) e outro de Conrado Mendes, além de mais seis capítulos de diversos pesquisadores. O prefácio é do professor Mario Carlón (Univ. Buenos Aires) e posfácio da professora Joana Ziller (UFMG).
O lançamento ocorreu no dia 15 de outubro, às 14h. Na ocasião, o professor Mario Carlón (Univ. Buenos Aires) proferiu conferência sobre o tema “Entre las redes sociales, los medios masivos y el Underground”. A apresentação foi parte da aula inaugural da disciplina interinstitucional de pós-graduação realizada entre PUC Minas, UFMG e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com apoio institucional do IEAT/UFMG.
A conferência de lançamento do livro está disponível no canal do Youtube da PPGCOM UFMG:
Sobre a obra:
O livro deriva da pesquisa coletiva “A dinâmica transmídia de notícias falsas sobre o novo coronavírus”, desenvolvida desde março de 2020, em caráter interinstitucional, por integrantes de três grupos de pesquisa:
- MediaAção, vinculado ao Núcleo de Pesquisa Conexões Intermidiáticas (NucCon /UFMG);
- Campo Comunicacional e Suas Interfaces (PUC Minas); e
- Convergência e Jornalismo (UFOP).
A obra inscreve-se também nas atividades do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG em 2021, que abriga a formação insteristitucional desta rede de pesquisa.
A investigação foi motivada pelo interesse comum em avaliar os desdobramentos comunicacionais que surgiram com a rápida expansão da epidemia de covid-19, tendo em vista o recorte da desinformação.
A partir da característica transmidiática do tema, foi possível agregar abordagens complementares, explorando aspectos conceituais do fenômeno da desinformação nas plataformas de comunicação em rede.
Esta obra, portanto, é um dos frutos gerados pela pesquisa coletiva realizada pelos referidos grupos, proporcionando matizes variados da análise interdisciplinar sobre essa relevante questão que atravessa os estudos contemporâneos da comunicação
O livro pode ser acessado e baixado gratuitamente aqui.