Na última quinta-feira, 8 de julho, o Programa PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças promoveu uma roda de conversa com parceiros para complementar o relatório parcial para socialização das ações desenvolvidas, que reúne 9 projetos mais as ações de gestão da parceria.
O evento, realizado online, contou com a participação do Pró-reitor de Extensão da PUC Minas, professor Wanderley Chieppe Felippe, da professora Sandra Maria de Freitas, que coordena o Programa e o Centro de Extensão em Comunicação (CEC) da FCA, além de moradores de Brumadinho e participantes do Programa, entre professoras, professores, estudantes e demais colaboradores e parceiros.
O Pró-reitor de Extensão, Prof. Wanderley Chieppe Felippe, lembrou que, desde 2019, a Universidade se mobiliza em torno do desafio de levar a extensão para Brumadinho, após a grande tragédia-crime do rompimento da barragem do Córrego do Feijão. Na FCA, o projeto foi iniciado um mês e meio após o crime, em 7 de março daquele ano. O pró-reitor destacou a missão da extensão universitária nesse contexto:
A extensão se faz com professores, estudantes, técnicos-administrativos, mas também com a comunidade. A Universidade também é parte da sociedade e tem responsabilidade de contribuir para que seja melhor do que é, de modo geral, contribuir com os grupos mais vulneráveis.
Pró-reitor de Extensão da PUC Minas, professor Wanderley Chieppe Felippe
Com o apoio do Reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, a Universidade se mobilizou, nas palavras do pró-reitor, “para criar oportunidades para que os verdadeiros protagonistas possam ocupar seu lugar de cidadãos, tomando decisões e participando da vida em comunidade”.
A equipe do Programa PUC Minas e Brumadinho: Unindo Forças, atualmente sob a coordenação da professora Sandra Freitas, busca unir esforços em diversos cursos da Universidade, para contribuir com as iniciativas de extensão. Psicologia, Comunicação, Economia, Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura, Medicina, Enfermagem, Direito e Veterinária são as áreas que atuam em conjunto para colaborar com a população de Brumadinho diante dos desafios enfrentados nos últimos anos.
“Há trabalhos sendo feitos em escolas, comunidades vulneráveis, quilombolas e indígenas, junto ao MST… Trabalhamos juntos para que todos possam empreender sua luta por uma vida melhor”.
Pró-reitor de Extensão da PUC Minas, professor Wanderley Chieppe Felippe
Superando desafios na pandemia
Mesmo com os desafios das ações remotas, em função da pandemia de covid-19, o pró-reitor celebrou os trabalhos realizados, destacando que as ações têm sido muito bem recebidas da população local. Ele agradeceu também o papel que os estudantes extensionistas têm desempenhado: “Uma dedicação enorme, uma busca por contribuir e colaborar seja na linha de frente, ou nos bastidores, produzindo programas de rádio, livros, vídeos e outros produtos”. Ao final de sua fala, o pró-reitor também falou sobre a importância de um olhar crítico que coloque a vida acima do lucro.
Para a coordenadora, professora Sandra Freitas, o Programa vem fazendo às vezes o impossível para resolver pequenas questões que, em Burmadinho, se tornam complexas: “Às vezes apagamos fogueira, às vezes acendemos fogo”, comentou.
O evento complementa o relatório parcial para socialização das ações desenvolvidas pelo Programa PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças, que reúne 9 projetos, mais o de gestão. Um dos projetos é o Continuidade de Ações de Comunicação da FCA, que abarca três escolas estaduais de Brumadinho, uma em Ibirité, uma em Sarzedo e três em Contagem. Há ações também em quatro quilombos de Brumadinho, dois acampamentos do MST e na comunidade Ponte das Almorreimas.
O Programa conta com a parceria com várias entidades, coletivos e demais organizações da sociedade civil, além da Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), que tem sede em Brumadinho.
A roda de conversa contou com apresentações culturais, falas de parceiros e convidados, apresentação de vídeos e produtos das ações desenvolvidas. O vídeo na íntegra pode ser assistido no canal da Proex no YouTube.
Acompanhe as ações do programa também pelo perfil no Instagram www.instagram.com/programapuc.brumadinho/.