FCA
  • Institucional
    • Sobre a FCA
      • Quem é quem
      • Memória
    • Serviços aos alunos
  • Cursos
    • Graduação
    • Pós-Graduação
    • Mestrado
  • Professores
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Experimentação
    • Agencia 3P
    • Agência Beta
    • Centro de Crítica da Mídia
    • Centro de Experimentação em Imagem e Som
    • Centro de Experimentação em Relações Públicas
    • Colab
    • Com (texto)
    • Helvetica Agência Lab
    • Marco
    • NEP
    • Rádio Online
    • Revista Praça
  • Labs e Centros
    • Lab SG
    • LabCOM
    • LabFOTO Liberdade
    • Laboratório de Áudio
    • Laboratório de Audiovisual
    • Laboratório de Fotografia
  • Estágio
  • Notícias
Atualizado: 2 de agosto de 2022
Extensão, Publicidade e Propaganda

TCC apoia ações do Fórum Permanente São Francisco

Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas resultou em um planejamento de comunicação completo e uma campanha para o Fórum Permanente São Francisco, instituição que atua diretamente em pautas ambientais.

O projeto é de autoria de Eduardo Sena, Grabriela Bertoldo e Yasmin Honorato, com orientação do professor Alexandre Mota, e contou também com participação da professora Teresinha Pires.

A organização

O Fórum Permanente São Francisco é uma entidade da sociedade civil que surgiu após os crimes ambientais cometidos pela Vale, com o objetivo de combater a mineração predatória e buscar alternativas sustentáveis em Minas Gerais. O coletivo é liderado por acadêmicos que criam projetos para debater e proteger o estado de intervenções que causam risco à população e à natureza.

A organização também promove constantes debates no campo do ativismo, dando luz aos acontecimentos e impactos socioambientais. Sua missão fundamental é colaborar na atuação do poder público e da sociedade civil organizada.

A idealização do projeto

O TCC começou a ser produzido pelo trio de alunos do curso de Publicidade e Propaganda no primeiro semestre de 2021 através do contato próximo de Gabriela Bertoldo com o acordo de reparação integral da cidade de Brumadinho e apoio a Minas Gerais feito entre a Vale e o Estado. Após reflexão, o grupo identificou a atuação no campo das políticas públicas como a melhor forma de apoiar a causa, pois percebeu que havia muitas medidas de cunho assistencialista em relação a questão ambiental, mas poucas para evitar que novos crimes e tragédias aconteçam. Assim, em conversa com a professora Teresinha Pires, os estudantes conheceram o Fórum Permanente São Francisco e decidiram que seu trabalho de conclusão de curso seria produzir um planejamento de comunicação, um manual de marca e uma campanha para apoiar a organização.

O Trabalho de Conclusão de Curso

A proposta inicial do TCC de Eduardo, Gabriela e Yasmin era fazer uma campanha para o Fórum Permanente São Francisco que alertasse a população sobre a escassez hídrica que coloca a população de Minas Gerais em risco. Contudo, os alunos perceberam que a organização também necessitava de um planejamento de comunicação completo e um manual de marca para obter maior alcance e representação na sociedade. Assim, o grupo desenvolveu um projeto extenso que englobou a formulação de uma nova identidade visual, Target, Benchmaking, Manifesto, Mapa Mental, Branding e outros aspectos de um planejamento de comunicação.

O trabalho de conclusão de curso fortaleceu a comunicação do Fórum Permanente por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre publicidade, redes sociais, ativismos e marketing digital. Além disso, o projeto abordou o desenvolvimento de marca e a criação de uma campanha que foi baseada em uma live de Euler Cruz, um dos fundadores do Fórum, em que foi mostrada uma piora na grave crise hídrica vivida por Minas Gerais, devido à mineração e ao desmatamento na Amazônia.

Estão reunidos todos que estiveram presentes na apresentação do TCC, incluindo autores, professores e membros do Fórum.
Apresentação do TCC Planejamento de Comunicação do Fórum Permanente São Francisco.

Depois de concluído, o projeto foi enviado para os membros do coletivo civil que se mostraram muito emocionados e gratos pelo trabalho de comunicação política completo que atribuiu uma inédita grandeza à organização. A nova identidade visual já foi aplicada a todos os relatórios feitos e a campanha já está em fase de planejamento para implementação.

Clique aqui e confira o trabalho na íntegra.

Leia também:

  • PPGCOM receberá pesquisadores em projetos de internacionalização
  • Projeto Providência promove ação na mostra IPUC
  • FCA é parceira do 9º Congresso das APACS

publicidade e propaganda tcc

Artigo anteriorFCA lança último capítulo de webdoc dos 50 anosPróximo artigo Proex abre vaga para extensionistas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

  • CEPEC (4)
  • Cinema e Audiovisual (18)
  • Ensino (1)
  • Estágio (2)
  • Eventos (19)
  • Extensão (24)
  • FCA (26)
  • FCA 50 anos (48)
  • Jornalismo (17)
  • Pesquisa (9)
  • PPGCOM PUC Minas (15)
  • Produção Audiovisual (3)
  • Produção Multimídia (1)
  • Publicidade e Propaganda (17)
  • Relações Públicas (13)

Arquivos

  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021