Um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas resultou em um planejamento de comunicação completo e uma campanha para o Fórum Permanente São Francisco, instituição que atua diretamente em pautas ambientais.
O projeto é de autoria de Eduardo Sena, Grabriela Bertoldo e Yasmin Honorato, com orientação do professor Alexandre Mota, e contou também com participação da professora Teresinha Pires.
A organização
O Fórum Permanente São Francisco é uma entidade da sociedade civil que surgiu após os crimes ambientais cometidos pela Vale, com o objetivo de combater a mineração predatória e buscar alternativas sustentáveis em Minas Gerais. O coletivo é liderado por acadêmicos que criam projetos para debater e proteger o estado de intervenções que causam risco à população e à natureza.
A organização também promove constantes debates no campo do ativismo, dando luz aos acontecimentos e impactos socioambientais. Sua missão fundamental é colaborar na atuação do poder público e da sociedade civil organizada.
A idealização do projeto
O TCC começou a ser produzido pelo trio de alunos do curso de Publicidade e Propaganda no primeiro semestre de 2021 através do contato próximo de Gabriela Bertoldo com o acordo de reparação integral da cidade de Brumadinho e apoio a Minas Gerais feito entre a Vale e o Estado. Após reflexão, o grupo identificou a atuação no campo das políticas públicas como a melhor forma de apoiar a causa, pois percebeu que havia muitas medidas de cunho assistencialista em relação a questão ambiental, mas poucas para evitar que novos crimes e tragédias aconteçam. Assim, em conversa com a professora Teresinha Pires, os estudantes conheceram o Fórum Permanente São Francisco e decidiram que seu trabalho de conclusão de curso seria produzir um planejamento de comunicação, um manual de marca e uma campanha para apoiar a organização.
O Trabalho de Conclusão de Curso
A proposta inicial do TCC de Eduardo, Gabriela e Yasmin era fazer uma campanha para o Fórum Permanente São Francisco que alertasse a população sobre a escassez hídrica que coloca a população de Minas Gerais em risco. Contudo, os alunos perceberam que a organização também necessitava de um planejamento de comunicação completo e um manual de marca para obter maior alcance e representação na sociedade. Assim, o grupo desenvolveu um projeto extenso que englobou a formulação de uma nova identidade visual, Target, Benchmaking, Manifesto, Mapa Mental, Branding e outros aspectos de um planejamento de comunicação.
O trabalho de conclusão de curso fortaleceu a comunicação do Fórum Permanente por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre publicidade, redes sociais, ativismos e marketing digital. Além disso, o projeto abordou o desenvolvimento de marca e a criação de uma campanha que foi baseada em uma live de Euler Cruz, um dos fundadores do Fórum, em que foi mostrada uma piora na grave crise hídrica vivida por Minas Gerais, devido à mineração e ao desmatamento na Amazônia.
Depois de concluído, o projeto foi enviado para os membros do coletivo civil que se mostraram muito emocionados e gratos pelo trabalho de comunicação política completo que atribuiu uma inédita grandeza à organização. A nova identidade visual já foi aplicada a todos os relatórios feitos e a campanha já está em fase de planejamento para implementação.