Centro de Crítica da Mídia

O Centro de Crítica da Mídia (CCM) atua no âmbito dos cursos de Comunicação Social da PUC Minas, Coração Eucarístico, promovendo a reflexão acerca das tecnologias e instituições midiáticas, práticas e produtos circulantes nessa cultura, formas de mediação e interação das audiências e sobre outras instâncias críticas já existentes e atuantes. O CCM possui três eixos de ação: produções voltadas para seu blog; realização de eventos de crítica midiática e o fomento à pesquisa no próprio centro.

PRODUÇÕES DO CCM

Observatório Covid-19:

perspectivas críticas sobre comunicação e a pandemia

O observatório foi criado com o objetivo de produzir uma série de reflexões acerca das dimensões comunicacionais da pandemia. Fruto da colaboração entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e o CCM, o projeto contou com uma curadoria de qualidade na produção de entrevistas e artigos.

TV Complexa

A TV Complexa foi uma parceria entre o CCM e o curso de Jornalismo do campus Coração Eucarístico. Produzida na disciplina de Jornalismo Cultural, do oitavo período, ministrada pelo professor Márcio Serelle, a iniciativa visava abrir espaço, dar visibilidade e difundir produções textuais dos alunos da graduação.

Podcast PodCriticar

EP.6 - A Semiótica de Black Mirror

A temática do podcast foi baseada na dissertação da mestre Mariana Vitti, defendida em março e intitulada de “A construção identitária a partir das interações midiatizadas: uma análise semiótica de Black Mirror”. Alguns dos assuntos abordados foram a subjetividade, liberdade e identidade tendo como referencial diversos episódios da série britânica.

ENTREVISTAS

Entrevista com Paolo Demuru, professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Paulista – “Corpo e contágio na era do populismo digital: hipóteses sociossemióticas”

Entrevista com Felipe Pena, jornalista, psicanalista e professor da Universidade Federal Fluminense – “A guerra semiótica de Bolsonaro”

Entrevista com Samuel Paiva, professor do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos – “Cinema e intermidialidade”